Samsung é acusada de usar IA em suas fotos tiradas da lua
Usuário do Reddit afirma que uma inteligência artificial é usada para aperfeiçoar as imagens capturadas da lua pela Samsung. Confira!
Recentemente, muitas pessoas ficaram impressionadas com as incríveis fotos da lua que foram tiradas com o Samsung Galaxy S23 Ultra.
No entanto, um usuário do Reddit chamado ibreakphotos, alegou que as fotos são falsas e que a Samsung está utilizando inteligência artificial para aprimorar as imagens.
Segundo ibreakphotos, a empresa está usando IA para reconhecer o objeto e colocar as crateras no lugar, produzindo uma imagem falsa.
Ele afirmou ter sido o primeiro a provar a falsificação das fotos lunares nos aparelhos da Samsung.
Como ele provou que as fotos da Samsung são falsas?
Para comprovar suas alegações, o usuário conduziu um teste simples.
Ele baixou uma imagem em alta resolução da lua, reduziu a imagem para 170×170 pixels e desfocou a imagem para remover os detalhes sem poder recuperá-los.
Em seguida, colocou a imagem em tela cheia no monitor, foi para o outro lado da sala, apagou as luzes e pegou o celular. Dando zoom na tela, ele tirou a foto da lua pixelizada.
Ao desativar o Otimizador de cena, os usuários podem ver a imagem real da lua capturada pelo Galaxy S23 Ultra.
De acordo com o usuário, a abordagem da Samsung pode ser considerada fraudulenta por utilizar uma inteligência artificial para gerar uma imagem, ao invés de adotar mecanismos de aperfeiçoamento de fotos.
Embora as imagens não sejam necessariamente invenções definitivas, elas também não são totalmente genuínas, segundo ibreakphotos.
Ele cita o marketing enganoso da Samsung e explica que ao desativar o “Otimizador de cena”, os donos dos aparelhos vão ver a imagem real capturada pelo aparelho. É importante lembrar que a polêmica não é nova.
As fotos lunares da Samsung são questionadas desde 2020, com o lançamento do recurso de Zoom Espacial de 100x no S20 Ultra.
Em 2021, os resultados obtidos pelo Galaxy S1 Ultra com fotos da Lua também foram colocados em xeque.
Mesmo que as informações sobre a manipulação das fotos possam desapontar alguns fãs da marca, é importante lembrar que a tecnologia de inteligência artificial pode ser usada de maneira ética e benéfica em muitos outros campos.