- Publicidade -

Nova PL visa impedir a apreensão de CNH de inadimplentes

0

A PL 604/23 de Dayany do Capitão (União-CE) quer proteger os direitos dos motoristas devedores que usam o veículo para trabalhar. Entenda!

- Publicidade -

O direito de ir e vir é um dos princípios fundamentais do estado democrático de direito.

No entanto, essa liberdade pode ser afetada quando uma pessoa tem sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendida por estar inadimplente.

Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a apreensão da CNH e do passaporte como medidas coercitivas para forçar o cumprimento de ordens judiciais.

Em resposta a essa decisão, a deputada Dayany do Capitão (União-CE) apresentou o Projeto de Lei 604/23 para proteger o direito do trabalhador motorista.

- Publicidade -

CNH vencida ; PL
Fonte: Quatro Rodas.

Veja!

A nova PL

O Projeto de Lei 604/23, apresentado pela deputada Dayany do Capitão, visa impedir que o juiz determine a apreensão da CNH de pessoas inadimplentes que utilizam o veículo como meio de trabalho, bem como a proibição de participação em concursos públicos dos devedores.

A deputada argumenta que essas medidas, embora amparadas pelo Código de Processo Civil, podem causar prejuízos desproporcionais aos devedores, especialmente os trabalhadores motoristas.

- Publicidade -

A proposta de lei é baseada em um enunciado adotado pelo Fórum Permanente de Processualistas Civis (FPPC), que reúne especialistas da área em todo o país.

Segundo a deputada, as medidas coercitivas só devem ser utilizadas pelo juiz após o esgotamento dos meios tradicionais de cumprimento da ordem judicial.

A medida ganha relevância após o STF ter aprovado a apreensão da CNH e do passaporte de pessoas inadimplentes para o cumprimento de ordens judiciais.

No entanto, a deputada defende que decisões de uma ou outra esfera do Judiciário não devem se sobrepor a direitos maiores e basilares, como o direito de ir e vir.

A proposta agora será encaminhada para análise das comissões da Câmara dos Deputados, onde será discutida e poderá ser aprovada ou não.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas