- Publicidade -

Por que o Dia das Mulheres é celebrado no dia 8 de março?

0

Hoje (8), é comemorado o Dia das Mulheres em todo o mundo. Você sabe a razão da escolha do dia oito para celebrar a data? Entenda!

- Publicidade -

O Dia Internacional das Mulheres tem suas raízes na luta por melhores condições de trabalho e direitos políticos das mulheres, que ganhou força no final do século XIX e início do século XX.

Em 1908, nos Estados Unidos, ocorreu uma grande manifestação em Nova York, organizada por mulheres trabalhadoras, que reivindicavam melhores salários, redução da jornada de trabalho e direito ao voto.

Já em 1910, em uma conferência na Dinamarca, foi proposto que se estabelecesse um dia internacional das mulheres, para chamar a atenção para a luta pelos direitos femininos e para a igualdade de gênero.

O Dia das Mulheres

- Publicidade -

A luta feminista é uma batalha constante por igualdade de direitos e oportunidades, que tem suas raízes em várias partes do mundo e em diferentes momentos históricos.

masculinidade ; girl power ; mulheres
Fonte: O Retalho

Uma das formas de homenagear essa luta é por meio da comemoração de uma data que simbolize a força e a resistência do gênero feminino.

Há várias teorias sobre a origem da data para celebrar a luta feminista.

Algumas delas remetem ao século 19, durante as primeiras etapas da Revolução Industrial, quando as mulheres começaram a se organizar em busca de direitos trabalhistas.

- Publicidade -

Outras teorias apontam para o estopim da Revolução Russa, em 1917, quando as russas lutaram por melhores condições de vida, trabalho e o fim da Primeira Guerra Mundial.

No entanto, a teoria mais aceita é que a data nasceu após uma conferência na Dinamarca em busca de direitos igualitários, em 1910, e foi consolidada por um histórico incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist Company, em Nova York, no ano de 1911.

Fábrica Triangle Shirtwaist Company

As mulheres que trabalhavam na fábrica têxtil haviam feito uma greve em 1909, reivindicando melhores condições de trabalho e o voto feminino.

Em conjunto com os sindicatos e com o Partido Socialista da América, elas se reuniram em uma passeata que reuniu cerca de 15 mil mulheres. No entanto, a fábrica recusou as reivindicações.

Em 1910, esse movimento inspirou Clara Zetkin, famosa ativista alemã, a criar uma data anual para comemoração da luta das mulheres nas conferências da Internacional Socialista, em Copenhague.

O dia, no entanto, acabou não sendo definido.

Em 1911, a Triangle Shirtwaist Company ainda mantinha suas funcionárias em uma jornada de trabalho exaustiva de cerca de 14 horas ao dia, em semanas que ultrapassavam as 60 horas, e eram remuneradas com valores baixos.

Além da redução dessa jornada, as trabalhadoras também buscavam mais segurança no ambiente de trabalho, que tinha risco de incêndio por tecidos inflamáveis.

Em 25 de março daquele ano, a fábrica pegou fogo e, dos 600 funcionários, 146 pessoas morreram, sendo 23 homens e 129 mulheres.

Diante da fatalidade das trabalhadoras, o mês de março ficou marcado na história como uma conscientização do desastre e fortaleceu a luta feminista por melhores condições de trabalho.

Essa data simboliza a luta por igualdade de direitos e oportunidades, e é uma forma de homenagear a força e a resistência das mulheres ao longo da história.

Por que o dia 8?

Quando o mundo se voltou para a Europa durante a Primeira Guerra Mundial, as mulheres intensificaram sua luta por igualdade de direitos.

Cansadas de uma vida rotineira dentro e fora de casa, com qualidade de vida inferior devido à discriminação de gênero e afetadas pelos efeitos da guerra, um grupo decidiu não se calar.

O tal grupo, era composto por mulheres russas, que começaram a questionar seu papel na nova sociedade que surgiu em 1917, quando a Revolução Russa teve início.

Elas expressaram essas dúvidas em voz alta.

Em 8 de março de 1917, milhares de mulheres russas se uniram em uma marcha exigindo igualdade de direitos para o gênero feminino, além do fim da guerra e do desemprego.

Desde então, o Dia Internacional da Mulher tem sido comemorado nessa data pelo movimento socialista, tanto na Rússia quanto nos demais países do bloco soviético.

Ainda há muito a ser conquistado, como a igualdade salarial entre homens e mulheres e o fim da violência de gênero.

Parabéns, mulheres. Por tudo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas