- Publicidade -

Você sabia? Carnaval não é considerado feriado nacional

0

Como o Carnaval vai funcionar para os trabalhadores? E o horário de funcionamentos de estabelecimentos? Confira isso e muito mais!

- Publicidade -

Se você está animado para curtir a folia do Carnaval 2023, é melhor que você veja antes se não terá que trabalhar.

Diferente do que as pessoas acham, o Carnaval não é um feriado nacional. Sendo assim, as empresas não são obrigadas a darem folga para os funcionários.

Além disso, elas não têm a obrigação de pagar por horas extras ou bônus caso o funcionário trabalhe durante a festa.

Porém, nem tudo está perdido. Diversos locais de trabalho acabam concedendo o feriado pois se trata de uma festa conhecida em todo o mundo.

- Publicidade -

Depois da pandemia do COVID, este é o primeiro ano em que o Carnaval será celebrado sem restrições. A festa será no dia 21 de fevereiro.

A cidade do Rio de Janeiro, que é a mais conhecida do Brasil pela folia, é a única que considera o período feriado.

carnaval
Fonte: Prefeitura do Rio

Já em outras cidades, como São Paulo, o Carnaval é considerado ponto facultativo, onde dia 22 o horário de serviço será até 12h.

O presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Ricardo Prata, diz que o movimento do comércio é muito alto. Assim, as empresas não liberam os funcionários.

- Publicidade -

Acordo entre empresas e funcionários

De acordo com especialistas, o acordo entre os trabalhadores e as empresas é uma prática comum.
O que mais acontece para que haja a folga no Carnaval, é a compensação de horas.

A advogada Stéfany Klein diz que as empresas compensam as horas não trabalhadas dos funcionários.

Porém, em estabelecimentos menores, não funciona assim. De acordo com ela, uma das opções é acordar com o empregado o aumento da jornada de trabalho durante alguns dias.

Assim, as horas tiradas na folga, seriam compensadas de uma forma justa.

A advogada alerta para as horas de compensação: “O funcionário pode trabalhar uma hora a mais toda a semana para folgar no Carnaval. Mas, de acordo com o que diz a CLT, o máximo que o trabalhador pode fazer é duas horas extras por dia.”

Além disso, nos locais onde é feriado por lei, os funcionários devem receber pagamento dobrado pelos dias que trabalhar durante a festividade.

Shopping abre no Carnaval?

De acordo com a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), o funcionamento das lojas e restaurantes praticamente não mudará.

No sábado (18) e na segunda-feira (20), o horário de funcionamento será normal, sendo das 10h às 22h. No domingo (19), funcionará das 14h às 20h.

Na terça-feira de Carnaval (21) e na Quarta de Cinzas (22), as redes também funcionarão em horário normal, das 10h às 22h.

Porém, os estabelecimentos podem optar por reduzir a jornada de trabalho.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas