Avatar: tecnologia do filme está sendo usada na medicina
Médicos já estão começando a usar o traje de captura de movimento de Avatar para detectar doenças motoras. Veja como funciona.
Como já sabemos, o traje dos atores de Avatar, é o maior responsável pela magia do cinema, isto porque ele captura o movimento.
A medicina, pensando nisso, resolveu usar a tecnologia para tentar ver sintomas iniciais de doenças que afetam a mobilidade dos pacientes.
Com o modelo, os médicos e especialistas conseguem dar o diagnóstico das doenças e começar o tratamento mais rápido.
De preferência, as doenças motoras devem ser descobertas rapidamente para não debilitar tanto a vida de seus portadores.
A revista Nature Medicine publicou pesquisas que afirmam que o equipamento consegue medir a condição duas vezes mais rápido que o outros métodos.
Como é o traje de Avatar?
Alguns componentes como a gravidade, a velocidade, a provável propensão a doenças e a facilidade que os pacientes precisam ter para fazer movimentos padronizados, são levados em conta.
Sendo assim, é possível saber qual o suporte e tratamento que o paciente precisa.
No entanto, esse diagnóstico pode levar anos para ser concluído sem o auxílio de máquinas, que podem produzir resultados com mais rapidez e precisão.
Para o filme, o traje foi mudado para capturar apenas os movimentos dos atores. Nesse caso, a imagem pode tornar a imagem mais real.
“Nosso novo método pode detectar movimentos sutis que os humanos não conseguem”, disse o professor Aldo Faisal, um dos cientistas responsáveis pela ideia de usar a inovação na medicina.
Segundo ele, a roupa consegue melhorar a forma em que o diagnóstico e o monitoramento dos pacientes são feitos.
A doença dismorfia muscular de Duchenne (DMD), que afeta 20 mil crianças e gera um degeneração progressiva nos músculos esquelético, liso e cardíaco, já é uma que está tendo o suporte da IA.