Síndrome de Tourette: conheça o distúrbio do Cara de Sapato do BBB 23
Após Cara de Sapato revelar que sofre com a Síndrome de Tourette desde a infância, o tema ganhou muita visibilidade. Entenda!
Assim como o caso do “basculho” de Gil do Vigor (BBB 20), que teve alta nas buscas do Google, agora foi a vez de Cara de Sapato (BBB 23).
Em uma conversa na cozinha com os brother e sisters, o lutador profissional de MMA revelou ter sido diagnosticado com a Síndrome de Tourette aos sete anos de idade.
Ele revela que começou a sentir os primeiros sintomas e os pais o levaram ao médico.
Sintomas
O Tourette é uma doença neurológica, que não tem cura e causa movimentos involuntários, geralmente sem ritmo e repetitivos, nos portadores.
Os movimentos, que são conhecidos como ‘tiques’, ficam mais aparentes em situações de estresse, fadiga, ansiedade e até excitação.
Também existem outros tipos da síndrome se manifestar como os de espasmos de vocalização, onde podem ser sílabas, grunhidos ou variações mais específicas.
“São movimentos mais elaborados, mas de músculos que não têm relação. Por exemplo, o olho e o braço”, explicou a psiquiatra Livia Castelo.
Também existe a coprolalia, onde o paciente fala palavrões como sintoma.
A especialista disse que as pessoas com Tourette, sentem uma vontade e uma satisfação após praticar o tique.
Alguns sintomas leves:
• Piscar os olhos repetidamente;
• Fazer caretas;
• Movimentar a cabeça bruscamente;
• Encolher os ombros;
• Grunhir;
• Fungar ou bufar;
• Pigarrear.
Cara de Sapato e a síndrome
Como a Síndrome de Tourette interfere diretamente na vida das portadores, muitas vezes eles podem se sentir envergonhado e tímido na frente das pessoas, o que pode atrapalhar o ciclo social dele.
“As pessoas riem, os tiques podem causar dificuldade de concentração, redução de rendimento em algumas atividades”, disse.
Como já está diagnosticado e em tratamento há muito tempo, Cara de Sapato não demonstra ter a doença. Além disso, em adultos, a situação pode ser mais controlada.
Porém, a psiquiatra diz que estar no reality show, pode fazer com que a síndrome mostre que ainda está por ali por causa das emoções.
A tensão, ansiedade e o estresse podem aumentar os sintomas.