Banco do Brasil realizará concurso público para PCDs
Sem cumprir a cota mínima de pessoas com deficiências na instituição, Banco do Brasil realizará concurso público para a classe.
Nesta última quarta-feira (25), O TCU (Tribunal de Contas da União) ordenou que o Banco do Brasil (BB) realizasse concurso público para os PCDs.
O BB tem até 90 dias para divulgar o plano que sinalize o cumprimento da determinação.
O pedido do Tribunal busca trazer o mínimo de igualdade para as pessoas com deficiências, que deveriam ocupar 5% das vagas.
Segundo levantamentos, há apenas 1,84% de colaboradores PCDs atualmente.
Concurso do Banco do Brasil
O procurador do Ministério Público de Contas, Sérgio Ricardo Costa Caribé, foi um dos responsáveis por fazer o TCU cobrar o Banco do Brasil.
Ele falou sobre o Decreto Decreto 3.298/1999 e da Lei 8.213/1991, que já estão valendo há 20 anos. Além dos mais de 30 anos da Lei 7.853/1989. Todas defendem direitos de PCDs e obrigatoriedades de instituições.
Sendo assim, o Banco será obrigado a realizar um concurso público para preencher as vagas que são das pessoas com deficiências por direito. Ele deverá chegar aos 5% exigidos.
O BB se pronunciou: “Não estava obrigado a abrir concursos públicos sem necessidade e utilidade de contratação e exclusivamente pela interpretação isolada de um dispositivo”.
A alegação foi aceita pelo TCU.
Data e vagas
As pessoas podem se inscrever para o concurso público até o dia 24 de fevereiro.
Serão disponibilizadas seis mil vagas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Para os PCDs, serão disponibilizadas 300, correspondentes aos 5%.
O salário será de R$ 3.622,23 para a jornada de 30 horas semanais e os cargos são de nível médio.
Além da porcentagem para os PCDs, o concurso terá 20% de cota para pessoas pretas e pardas, que equivalem a 1.200 vagas.
Desejamos boa sorte!