Faz um PIX: pagamento instantâneo será permitido para a conta de luz
Em quatro meses, o Brasil ficará mais moderno com a possibilidade de pagar a conta de luz via PIX. Confira!
Mesmo sendo “novo” no mercado, o PIX já conquistou o coração dos brasileiros pela rapidez e a facilidade de realizar compras e pagamentos.
Agora, ele também será usado para pagar contas de luz em todo o território. Esta é uma ação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que foi aprovada nesta terça-feira (25).
De acordo com a medida aceita, as distribuidoras de energia poderão realizar cobranças com QR Code.
As empresas têm até 120 dias para adotarem a modalidade.
O pagamento pelo PIX não exclui as outras formas de pagamento, como o cartão e o boleto.
PIX
Muitas pessoas acham que a Aneel vai acabar reduzindo a tarifa cobrada aos cidadãos com a implementação do método. Porém, isto não vai acontecer.
Para a Aneel, o PIX é apenas mais uma forma dos consumidores pagarem a conta de forma otimizada.
Ricardo Tili, o Diretor Relator do processo, crê que o PIX veio para modernizar o sistema pouco tecnológico de pagamentos no Brasil.
“Cabe à ANEEL exigir que todas as distribuidoras ofereçam essa opção, que tem as vantagens de ser instantânea e de facilitar a operacionalização por parte das empresas”, disse.
O Diretor-Geral Sandoval Feitosa afirma que a regulamentação deixa claro que a Aneel está de acordo e andando junto com as mudanças feitas pela sociedade.
“O PIX humaniza os processos, na medida em que o corte de energia por falta de pagamento pode ser evitado diante da comprovação imediata de que a fatura foi paga”, diz confiante de que o pagamento aumentará a experiência dos consumidores.
A função, que tem quatro meses para chegar em todo o país, já pode ser encontrada no Distrito Federal.