Google: metade da empresa pode ser vendida após ser processada
O Departamento de Justiça dos EUA processa o Google com Lei Antitruste. Venha entender sobre o que se trata.
O Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) está processando o Google. O governo federal se juntou a outros oito estados no processo.
O objetivo do processo é fazer com que a empresa abandone sua divisão de publicidade. Para os promotores, a empresa detém o domínio do espaço, que, de acordo com a ação, corrompeu o mercado.
Eles alegam que o Google acaba consumindo dólares de publicidade, que deveriam ser destinadas aos criadores de conteúdo.
A ação, anunciada nesta terça-feira (24), é a segunda antitruste, ou seja, motivada para gerar concorrência justa no mercado, movida pelo governo dos Estados Unidos contra a Alphabet, moderadora do Google.
A primeira foi feita em 2020, alegando que a gigante havia praticado práticas ilegais e anticoncorrenciais nas buscas.
Agora, o Google enfrenta um duplo desafio, com as ações chegando em seus principais negócios.
O processo
Espera-se que o processo judicial seja demorado, com implicações de longo alcance para a indústria de publicidade digital.
O Departamento acusou a empresa de abusar de seu monopólio na indústria de tecnologia de anúncios tecnológicos.
Além disso, o Google usa táticas que prejudicam criadores de conteúdo, como sites de notícias, bem como anunciantes e o público.
O Departamento de Justiça busca que o tribunal obrigue o cancelamento da “aquisição anticompetitiva”.
A aquisição em questão, se chama DoubleClick, e foi comprada em 2008. Ela proporcionou à empresa, condições para estabelecer um domínio digital no mercado de publicidade.
“O Google se envolveu em conduta de exclusão que enfraqueceu severamente – se não destruiu – a concorrência no setor de tecnologia de anúncios”, disse o procurador-geral do caso.
O que o Google diz?
Um porta-voz da empresa se pronunciou sobre o processo: “(O DOJ) tenta escolher os vencedores e perdedores no altamente competitivo setor de tecnologia de publicidade”.
Ele afirma que o Departamento está usando uma desculpa que prejudicaria a inovação digital, aumentaria as taxas de publicidade e retardaria o crescimento de inúmeras empresas e editoras menores.
Mesmo que pareçam invisíveis para os consumidores da internet, as ferramentas que estão presentes nos anúncios controlados pelo Google, ajudam para a hegemonia da empresa.
Elas comandam desde a compra de anúncios de anúncios por empresas, agências de publicidade e intermediários, até a propaganda dos mesmos anúncios em sites variados.
No processo, o Departamento pede que o Google venda parte da empresa.