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Google: metade da empresa pode ser vendida após ser processada

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O Departamento de Justiça dos EUA processa o Google com Lei Antitruste. Venha entender sobre o que se trata.

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O Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) está processando o Google. O governo federal se juntou a outros oito estados no processo.

O objetivo do processo é fazer com que a empresa abandone sua divisão de publicidade. Para os promotores, a empresa detém o domínio do espaço, que, de acordo com a ação, corrompeu o mercado.

Eles alegam que o Google acaba consumindo dólares de publicidade, que deveriam ser destinadas aos criadores de conteúdo.

A ação, anunciada nesta terça-feira (24), é a segunda antitruste, ou seja, motivada para gerar concorrência justa no mercado, movida pelo governo dos Estados Unidos contra a Alphabet, moderadora do Google.

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A primeira foi feita em 2020, alegando que a gigante havia praticado práticas ilegais e anticoncorrenciais nas buscas.

Agora, o Google enfrenta um duplo desafio, com as ações chegando em seus principais negócios.

O processo

Espera-se que o processo judicial seja demorado, com implicações de longo alcance para a indústria de publicidade digital.

O Departamento acusou a empresa de abusar de seu monopólio na indústria de tecnologia de anúncios tecnológicos.

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Além disso, o Google usa táticas que prejudicam criadores de conteúdo, como sites de notícias, bem como anunciantes e o público.

O Departamento de Justiça busca que o tribunal obrigue o cancelamento da “aquisição anticompetitiva”.

A aquisição em questão, se chama DoubleClick, e foi comprada em 2008. Ela proporcionou à empresa, condições para estabelecer um domínio digital no mercado de publicidade.

“O Google se envolveu em conduta de exclusão que enfraqueceu severamente – se não destruiu – a concorrência no setor de tecnologia de anúncios”, disse o procurador-geral do caso.

O que o Google diz?

Um porta-voz da empresa se pronunciou sobre o processo: “(O DOJ) tenta escolher os vencedores e perdedores no altamente competitivo setor de tecnologia de publicidade”.

Ele afirma que o Departamento está usando uma desculpa que prejudicaria a inovação digital, aumentaria as taxas de publicidade e retardaria o crescimento de inúmeras empresas e editoras menores.

Mesmo que pareçam invisíveis para os consumidores da internet, as ferramentas que estão presentes nos anúncios controlados pelo Google, ajudam para a hegemonia da empresa.

Elas comandam desde a compra de anúncios de anúncios por empresas, agências de publicidade e intermediários, até a propaganda dos mesmos anúncios em sites variados.

No processo, o Departamento pede que o Google venda parte da empresa.

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