- Publicidade -

Sistema online dos cartórios brasileiros começará a funcionar no final deste mês

0

A modalidade online dos cartórios começa a funcionar a partir do próximo dia 31. Confira as novas funcionalidades.

- Publicidade -

O Serp, Sistema Eletrônico de Registros Públicos, passará a funcionar em todo território brasileiro a partir da próxima terça-feira, dia 31.

Ele tornará possível o acesso remoto e eletrônico à serviços de registros públicos, como casamento e diminuição de prazos. Mesmo que alguns cartórios já ofereçam este tipo de modalidade, ela só será vista em todos os estados e cidades agora.

Você conseguirá, através do serviço, acessar informações de quaisquer cartórios brasileiros. Isto se dá pois o Serp é obrigatório para todos os registros regulados pela Lei de Registros Públicos.

A Lei nº 14.382/2022 diz que o Serp deverá ser operado nacionalmente por pessoa jurídica sem fins lucrativos e custeado por um fundo, que será bancado pelos cartórios.

- Publicidade -

Confira agora, quatro tipos de serviços online.

4 tipos de serviços liberados para os cartórios

cartórios
Fonte: CNR

1- Documentos eletrônicos

Por meio do Serp, documentos e títulos em formato eletrônico poderão ser recebidos e enviados. Assim como a emissão de certificados e de informações.

- Publicidade -

O professor de Direito da FGV, Gustavo Kloh, dia que as mudanças devem deixar as resoluções de problemas mais práticos.

Por exemplo, se um cidadão está no Rio de Janeiro e precisa de uma certidão de nascimento do estado do Paraná, o documento pode ser obtido mais facilmente.

De acordo com o professor, as mudanças devem resultar em cada vez mais cadastros no Registro Civil de Pessoas Físicas (RCPN), responsável por registrar nascimentos, casamentos e óbitos.

2- Bens e imóveis

O serviço também estará disponível pelo Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI).

A partir dele, você poderá realizar uma pesquisa dos imóveis que estiverem associados a CPFs e CNPJs. Também será possível ver se existem restrições ou impostos nos imóveis e bens.

3- Casamento

Este será um dos setores que mais serão impactados com a mudança.

O processo de oficialização do matrimônio ficará mais rápido, caindo de 15 para 5 dias.

Outra diferença é que agora a cerimônia poderá ser feita de forma remota, por chamada de vídeo.

A mudança do status de união estável para casamento também ficará mais fácil, não precisando de documentos para o pedido.

4- Diminuição de prazos

Os prazos para registros e expedições, como alguns já citados, serão mais rápidos nos cartórios.

Um exemplo pode ser o registro de títulos gerais sem pendências, ou até mesmo a apresentação das pendências pelos registros.

O processo deverá passar para 10 dias úteis, antes eram necessários 30.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas