Descubra o que é Gastrosquise, a doença congênita da filha de Pedro Scooby
A gastrosquise fez com que a recém-nascida fosse submetida a uma cirurgia pouco tempo após o parto.
Em uma entrevista para a Vogue, a modelo Cintia Dicker, contou detalhes a respeito da condição que fez com que sua filha precisasse ser operada assim que nascesse.
De acordo com a companheira de Pedro Scooby, sua filha, Aurora, foi diagnosticada com uma má-formação no sistema gastrointestinal, ainda no útero, por meio de um ultrassom morfológico realizado no começo da gravidez.
O que é, e o que causa a gastrosquise?
De acordo com o cirurgião Dr. Gustavo Patury, a gastrosquise é uma má-formação congênita, onde a parede abdominal do bebe não consegue se fechar completamente.
Por conta disso, os órgãos acabam ficando em contato direto com o líquido amniótico, durante toda a gestação, o que aumenta o risco de infecções e inflamações.
Embora, no caso da filha de Pedro e Cíntia, a causa da doença ainda não tenha sido descoberta, a condição costuma estar associada a outros fatores.
Entre as principais causas estão o alcoolismo, fumo e infecções urinárias constantes durante a gestação. Bebês gerados por mães mais jovens, principalmente as com menos de 20 anos, também correm mais riscos.
A gastrosquise também oferece risco de complicações como a ruptura do intestino ou o seu não desenvolvimento, o que pode deixar o bebe com poucos nutrientes e abaixo do peso.
Quando a doença é descoberta?
Tanto a gastrosquise quanto diversos outros problemas podem ser identificados durante a gravidez. Para isso, a gestante precisa realizar um ultrassom morfológico, em geral, entre a 12ª e a 13ª semana da gravidez.
Para os bebês diagnosticados com a gastrosquise, o parto cesárea é o recomendável, e logo após o nascimento, assim como aconteceu com Aurora, a criança precisa passar por uma cirurgia, que é o único tipo de tratamento disponível para a condição.