- Publicidade -

Aquecimento global pode ser o culpado por morte de abelhas

0

O aquecimento global está afetando a temperatura das abelhas, insetos fundamentais para a vida na Terra. Entenda!

- Publicidade -

Pesquisadores da Iowa State University realizaram um estudo que foi apresentado na Society for Integrative and Comparative Biology e postado na Science, afirmando que abelhas podem estar morrendo por hiperventilação.

As abelhas que são conhecidas por serem grandes e peludas, do gênero mangangavas, mamangava, mamangaba, mangando, como podem ser chamadas, são as mais afetadas pelo aquecimento global.

Fonte: Wikipédia

Porém, agora a espécie Bombus também está sofrendo com o mesmo problema. Elas estão hiperventilando e morrendo precocemente com temperaturas mais altas.

- Publicidade -

As abelhas e o aquecimento global

Os pesquisadores usaram as abelhas rainhas de diferentes tipos de abelhões para o estudo, eles realizaram testes de aclimatação com elas. As temperaturas variavam de 18 a 30°C, coletando informações sobre a respiração e a perda de líquidos delas.

Foi possível comprovas que em temperaturas mais baixas, as abelhas respiravam apenas uma vez por hora, enquanto em temperaturas mais elevadas, era bem diferente.

O Abelhão Oriental Comum respirava uma vez a cada 10 minutos. O Abelhão preto e dourado, Bombus, respirava uma vez por minuto. Sendo assim, quanto mais rápida e superficial for a respiração, mais rápida é a duração de vida das abelhas.

Explicação

- Publicidade -

A pesquisa explica que a relação entre a hiperventilação e a morte das abelhas, podem acontecer por dois fatores: o gasto energético para metabolização do oxigênio ou a sensibilidade às mudanças de temperatura.

Mesmo que abelhas de variados gêneros sejam afetadas, algumas vivem menos do que outras. E o aquecimento global, por aumentar a temperatura, pode ser um serial killer para os insetos.

O estudo ainda não terminou e os cientistas buscam entender o motivo do aquecimento global afetar tanto os bichinhos. Sem as abelhas, a vida humana pode ser afetada.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas