Alzheimer: cientistas criam lente que diagnostica doença através dos olhos
Cientistas sul-coreanas desenvolveram lente intraocular, que promete detectar se há sinais de Alzheimer no organismo das pessoas. Confira tecnologia!
Um estudo foi publicado na revista de ciências Bioactive Materials. Pesquisadores do Korea Institute od Machinery and Materials (KIMM), afirmam que a lente pode ajudar a realizar o diagnóstico do Alzheimer precocemente.
A lente em questão, foi desenvolvida em uma parceria da Universidade Yonsei com o Gangnam Severance Hospital, e pode ajudar a descobrir a presença da doença neurodegenerativa ainda no início.
Como o olho está diretamente ligado ao cérebro, os pesquisadores focaram em encontrar meios de detectar o Alzheimer de uma forma não muito invasiva, no caso da lente, com o hidrogel, que é feito majoritariamente por água.
Como a lente funciona?
Ela transmite sinais no padrão moiré para ver se há alterações no hidrogel, que está conectado ao Alzheimer.
Este padrão é caracterizado pela repetição regular e oferece uma sensibilidade maior do que as vistas em outros métodos.
O estudo diz que: “Os hidrogéis biorresponsivos são materiais inteligentes que respondem a vários estímulos externos e exibem grande potencial como biossensores devido à sua capacidade de detecção em tempo real e sem marcação”.
Como detectam o Alzheimer?
Quando a lente detecta as alterações presentes no hidrogel, os pesquisadores conseguem analisar melhor as informações por meio do processamento de sinal e de um tipo de “microspia moiré”. Além de realizarem os testes nas proteínas específicas.
Os biossensores só podem ser implantados no corpo humano por não possuírem rótulos eletroquímicos, fluorescentes e energia externa.
Outro ponto positivo da lente, é a redução do gasto com exames para diagnóstico da neurodegenerativa.
Os pesquisadores revelam que continuarão fazendo pesquisas para que mais doenças possam ser diagnosticadas desta forma.
O estudo afirma que as alterações nos sinais moiré também mostram a capacidade do sistema em detectar diversos marcadores na lente tecnológica, ao ser implantado no olho.