- Publicidade -

Alzheimer: cientistas criam lente que diagnostica doença através dos olhos

0

Cientistas sul-coreanas desenvolveram lente intraocular, que promete detectar se há sinais de Alzheimer no organismo das pessoas. Confira tecnologia!

- Publicidade -

Um estudo foi publicado na revista de ciências Bioactive Materials. Pesquisadores do Korea Institute od Machinery and Materials (KIMM), afirmam que a lente pode ajudar a realizar o diagnóstico do Alzheimer precocemente.

A lente em questão, foi desenvolvida em uma parceria da Universidade Yonsei com o Gangnam Severance Hospital, e pode ajudar a descobrir a presença da doença neurodegenerativa ainda no início.

Como o olho está diretamente ligado ao cérebro, os pesquisadores focaram em encontrar meios de detectar o Alzheimer de uma forma não muito invasiva, no caso da lente, com o hidrogel, que é feito majoritariamente por água.

Fonte: Central Oftálmica

- Publicidade -

Como a lente funciona?

Ela transmite sinais no padrão moiré para ver se há alterações no hidrogel, que está conectado ao Alzheimer.

Este padrão é caracterizado pela repetição regular e oferece uma sensibilidade maior do que as vistas em outros métodos.

O estudo diz que: “Os hidrogéis biorresponsivos são materiais inteligentes que respondem a vários estímulos externos e exibem grande potencial como biossensores devido à sua capacidade de detecção em tempo real e sem marcação”.

Como detectam o Alzheimer?

- Publicidade -

Quando a lente detecta as alterações presentes no hidrogel, os pesquisadores conseguem analisar melhor as informações por meio do processamento de sinal e de um tipo de “microspia moiré”. Além de realizarem os testes nas proteínas específicas.

Os biossensores só podem ser implantados no corpo humano por não possuírem rótulos eletroquímicos, fluorescentes e energia externa.

Outro ponto positivo da lente, é a redução do gasto com exames para diagnóstico da neurodegenerativa.
Os pesquisadores revelam que continuarão fazendo pesquisas para que mais doenças possam ser diagnosticadas desta forma.

O estudo afirma que as alterações nos sinais moiré também mostram a capacidade do sistema em detectar diversos marcadores na lente tecnológica, ao ser implantado no olho.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas