- Publicidade -

Dirigir descalço ou de chinelo ainda é contra a lei em 2023?

0

Nesta matéria você irá conferir se a multa por causa do calçado do motorista ainda vale em território brasileiro e muitas outras mudanças na legislação. Não perca!

- Publicidade -

O que diz o Código de Trânsito Brasileiro? Fique atento às regras para não perder dinheiro ou a CNH sem motivo.

Nos anos de 2022 e 2023, o Código de Trânsito Brasileiro teve diversas mudanças. Como por exemplo, a regra que rege a conversão à direita com o semáforo fechado, que foi alterada pela legislação de trânsito. Já em 2023, a ação é permitida e dentro da lei. Porém, somente em locais sinalizados.

Vamos ver agora, se a regra sobre o calçado ou não, nos pés dos motoristas, mudou.

Dirigir descalço ou de chinelo ainda gera multa em 2023?

- Publicidade -

Para a opção de conduzir um veículo descalço, a resposta é: Não! Não há chance de você ser multado. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) de 2023, quem dirige descalço, não ganhará multa ou outra penalidade.

A realidade é que, o Código, não diz nada sobre os condutores de veículos que dirigem descalços. Sendo assim, sem uma proibição descrita na lei, a atitude é aceita.

CNH ; multa
Fonte: Jornal Contábil

Mas, e dirigir de chinelo?

“Dirigir seu veículo descalço é permitido perante a lei, o que não é permitido e considerado infração média é dirigir usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais como chinelo de dedo, tamancos ou outro calçado que não tenha as tiras presas atrás dos calcanhares”, diz o Detran.

- Publicidade -

Então sim, é proibido dirigir de chinelos ou de tipos de calçados descritos acima. E quem acabar tendo esta atitude, poderá pagar uma multa de gravidade média valendo R$ 130,16. Além de perder quatro pontos na CNH.

Fica expressa então, a proibição da condução de veículos com chinelos abertos e outros calçados que não ficam firmes nos pés.

Por que é proibido?

A proibição acontece para garantir mais segurança para o trânsito. Os chinelos soltos podem acabar escorregando mais facilmente, o que traria problemas para frear o veículo ou até para fazer manobras mais bruscas.

O calçado pode, inclusive, enroscar no penal enquanto o motorista faz uma manobra que tenha que ter uma troca rápida de marchas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas