- Publicidade -

Fogão a gás: veja o motivo dos EUA discutirem sua proibição

0

Confira os malefícios da substância usado no fogão a gás dos EUA e entenda o motivo do Brasil correr ainda mais riscos ambientais.

- Publicidade -

A Comissão de Segurança de Produtos de Consumo (CPSC), publicou um relatório que revelava os danos causados à saúde, pela liberação de dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono provenientes do fogão a gás.

Além disso, 12,7% da asma infantil nos Estados Unidos, é causada pelo mesmo motivo. Sendo assim, o país está pensando em proibir o agente poluidor.

O que aconteceu?

Na segunda-feira (9), um funcionário de CPSC, chamado Richard Trumka Jr., disse explicitamente que o fogão a gás, é um “perigo oculto” e falou que a empresa deve fazer alguma coisa para regular a situação.

- Publicidade -

Por mais que seja o que mais faz sentido para as pessoas, alguns grandes nomes não gostaram nada de talvez perderam o fogão a gás.

Fonte: eCycle

O diretor da CPSC, Alex Hoehn-Saric, postou em suas redes sociais, na última quarta-feira (11), que o órgão não estava pedindo a proibição do uso do objeto.

O porta-voz da Casa Branca afirmou que o presidente Joe Biden, não pretende acabar com os fogões a gás do país.

Quais são os riscos do fogão a gás?

- Publicidade -

O pior lado do fogão a gás é que ele é um dos maiores causadores do efeito estufa, pois quando é aceso, libera metano na atmosfera.

Assim, quando é aceso, diversos outros poluentes são ativados. Entre eles, estão: monóxido de carbono, formaldeído e dióxido de nitrogênio.

As substâncias em excesso, podem acabar causando problemas cardiovasculares e respiratórios, pois geram inflamação nas vias aéreas. Há maior risco em ambientes fechados.

E o Brasil?

No Brasil, a maioria das pessoas preferem o uso do fogão a gás, mesmo com a nova tecnologia dos cooktops. Porém, o problema é que muitos brasileiros ainda usam a lenha para cozinhar.

De acordo com a PNAD Contínua de 2019, aproximadamente 20% das famílias do Brasil, utilizavam a lenha ou o carvão para cozinhar.

Com o aumento do preço do gás de cozinha, é explicado a mudança dos brasileiros. Adriana Gioda, professora de química atmosférica da PUC-Rio, os riscos da poluição causada por lenha ou carvão, são bem maiores.

Com certeza, a realidade do povo brasileiro, é completamente diferente da dos EUA. O Brasil é mais quente, então as cozinhas já são projetadas para serem mais ventiladas, reduzindo os riscos da poluição dentro do ambiente residencial.

O gás utilizado pelos fogões brasileiros, também é diferente. Os botijões têm um gás liquefeito do petróleo chamado GLP, que é uma mistura dos gases propano e butano. Apenas as residências com gás por canos, usam o metano.

“Antes de pensar em substituir o fogão a gás, a gente tem de pensar em maneiras de fazer essa população pobre usar um fogão mais moderno”, diz Gioda.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas