- Publicidade -

Perturbar colega de férias pode causar multa de até R$6 mil neste país

0

Uma empresa na Índia implementou uma medida inusitada para coibir as perturbações durante as férias de funcionários.

- Publicidade -

Muitas pessoas não conseguem aproveitar plenamente o tempo de folga, pois são constantemente incomodadas por mensagens de trabalho.

Além de incômodo, o funcionário de férias pode sentir pressionado a trabalhar enquanto descansa, o que pode aumentar o estresse e até mesmo contribuir para o desenvolvimento da síndrome de bournout. Como resolver isso?

Uma empresa na Índia, preocupada com isso, decidiu adotar uma política radical para resolver o problema. A Dream11, sediada em Mumbai, é uma administradora de games do tipo e-fantasy.

Com o objetivo de coibir a prática de enviar mensagens para os funcionários no período de descanso, a empresa informou aos empregados que quem incomodasse um colega durante as férias, seria multado em 100 mil rupias (valor correspondente a R$6 mil).

- Publicidade -

Além da medida improvável, a empresa conta que segue as leis do país que determinam uma semana de férias por ano.

“Uma vez por ano, durante uma semana, você é expulso do sistema. Você são tem Slack, e-mail e ligações. Porque ajuda muito ter aquela semana interrupta e ajuda a empresa a saber se dependemos de alguém”, disse o cofundador da empresa Bhavit Sheth.

A ideia por trás da afirmação de Bhavit é que o colaborador passe uma semana completamente afastado da empresa. Para que isso seja possível, ele é impedido de acessar as plataformas da empresa, e de receber mensagens dos colegas.

De acordo com Sheth, a ideia das multas tem funcionado muito bem.

Férias no Brasil

- Publicidade -

Diferente da Índia, no Brasil o período de férias é de 30 dias. Nesse período, o funcionário pode aproveitar como bem entender, e caso não queira se ausentar do trabalho, o trabalhador tem a opção de vender as férias, e receber um valor extra.

No país, ainda não existe uma legislação especifica que proíba as mensagens e ligações durante o período de férias, mas segundo as regras da CLT, “todo empregado terá direito anualmente ao gozo de um período de férias.”

Considerando isso, percebemos que se ele for constantemente interrompido durante seu período de descanso, ele poderá solicitar uma remuneração pelo trabalho extra ou caso seja necessário, buscar seus direitos, com o auxílio de um advogado, pois seu direito ao descanso não está sendo resguardado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas