Inédito! Primeiro caso jurídico a ser defendido por Inteligência Artificial
Já pensou que bom seria poder ter um auxílio de um advogado especializado em quase qualquer caso? Isso pode ser realidade em breve, entenda!
Há muitos anos, lá em 2001, o grande cineasta Steven Spielberg dirigiu um filme chamado Inteligência Artificial.
Além de todas as questões genéricas, a história mostra os fatos do ponto de vista de David, um robô humanoide dotado de Inteligência Artificial, que acaba desenvolvendo sentimentos como o dos humanos.
Um dos pontos que mais foi discutido era se tal ser poderia um dia adquirir consciência e se rebelar contra os humanos. Para essa questão, ainda não há uma resposta. O fato é que desde 2001, o algoritmo responsável pela IA se tornou mais robusto, complexo e mais humano.
A prova disso é que neste ano, um robô IA irá defender o primeiro caso, como um advogado em um tribunal.
Inteligencia Artificial irá advogar
Criada pela DoNotPay, o robô advogado capaz de renegociar dividas e até mesmo de interagir por meio de e-mails ou chats, como se fosse um humano.
Para a criação do robô, Joshua Browder, fundador da empresa, precisou incluir uma enorme quantidade de informações legais. Segundo a empresa, mais de 3 milhões de casos no Reino Unido e nos Estados Unidos foram assistidos para construir um algoritmo eficiente.
Essa inteligencia artificial “nasceu” em 2015 com o intuito de cancelar assinaturas e de renegociar dividas. Um fato que exemplifica bem a capacidade do IA, foi exibido no twitter, numa exibição da capacidade da máquina de negociar.
Ao fim da interação, onde a IA solicitava uma redução em uma taxa de serviço, o “cliente” ganhou um desconto de US$10. Veja como foi:
Como será o julgamento?
O julgamento, onde o robô advogado será testado, acontecerá nos EUA, no próximo mês. Por meio de um fone de ouvido, o réu, que irá ao tribunal contestar uma multa de excesso de velocidade, receberá instruções da IA.
Esse tipo de acessório, normalmente, seria proibido em um tribunal, mas a DoNotPay, encontrou uma brecha:
“Está tecnicamente dentro das regras, mas não acho que esteja dentro do espírito das regras”, informou Joshua Browder. Dessa forma, o aparelho será categorizado como um tipo de aparelho auditivo.
A Inteligência Artificial foi preparada para responder diversas perguntas diferentes, para dar ao cliente, a melhor defesa possível, por um valor inferior ao que os advogados humanos normalmente cobrariam.