Demissão em Massa: Amazon corta 1,2% do seu quadro mundial de funcionários
Cerca de 18 mil pessoas perderão seus empregos nesse novo corte feito pela Amazon.
O corte, que já estava previsto desde 2022, foi bem acima do esperado. No anúncio anterior, a informação era de que 10 mil trabalhadores seriam afetados, mas em uma carta, Andy Jassy, CEO da companhia, informou que o número real será próximo de 18 mil funcionários.
“Em novembro, comunicamos a difícil decisão de eliminar várias posições em nossos negócios de dispositivos e livros, e também anunciamos uma oferta de redução voluntária para alguns funcionários em nossa organização….
Também compartilhei que não tínhamos nosso processo de planejamento anual e que esperava que houvesse mais reduções de papéis no início de 2023.
Hoje, eu quero compartilhar o resultado dessas novas revisões, que é a difícil decisão de eliminar funções adicionais.
Entre as reduções que fizemos em novembro e as que estamos compartilhando hoje, planejamos eliminar pouco mais de 18 mil funções. Várias equipes serão impactadas, no entanto, a maioria das demissões está em nossas lojas Amazon e áreas de Tecnologia e Experiência.
Estamos trabalhando para apoiar os afetados e vamos fornecer pacotes de benefícios que incluem uma remuneração extra, seguro de saúde transitório e suporte externo de recolocação profissional.
Como um de nossos colegas de equipe vazou essa informação externamente, decidimos que era melhor compartilhar essa notícia mais cedo para que você [funcionário] possa ouvir os detalhes diretamente de mim”
O plano inicial era um corte de 10 mil empregos, porém, segundo Andy Jassy, devido ao cenário econômico, foi necessário aumentar o layoff em prol da saúde do negócio.
Assim como a Amazon, outras empresas estão demitindo
A Amazon não é a única a reduzir seu quadro de funcionários. Nos últimos tempos, diversas empresas de grande porte têm feito demissões em massa.
Por exemplo, gigantes como o Twitter e o Meta já reduziram a sua força de trabalho nos últimos meses.
Outra empresa, a Salesforce, uma gigante entre as fabricantes de softwares, já anunciou a demissão de aproximadamente 8 mil funcionários.
As demissões na Amazon devem começar em 18 de janeiro e afetar as áreas de Store e People, Experience & Technology (PXT).