Nova invenção promete revolucionar a forma que os exames de urina são feitos
O aparelho promete analisar a urina em tempo real e enviar as informações colhidas para o aplicativo, de onde poderão ser visualizadas por profissionais da saúde.
Em algum momento da vida todo mundo já precisou fazer um exame de urina. O paciente ganha um potinho, e deve enchê-lo com urina. Após colhido a amostra deve ser levada ao posto de saúde ou ao laboratório.
O processo pode ser um pouco chato, principalmente a entrega da amostra pode ser um pouco constrangedora para alguns. Mas se depender da Withings, esse processo pode estar com os dias contados.
Durante a CES (Costumer Eletronics Show), que começou hoje (05/01/2023), a Withings pretende lançar seu novo dispositivo, o U-Scan, uma espécie de mini laboratório acoplado ao vaso sanitário.
Para a empresa a ideia por trás do desenvolvimento do aparelho é facilitar o processo:
“O U-Scan foi projetado para ser totalmente personalizável para fornecer dados inovadores para auxiliar pesquisas médicas, ensaios clínicos ou monitoramento remoto de pacientes.”
U-Scan, como irá funcionar essa invenção?
A princípio essa invenção até pode parecer estranha, mas tem seus méritos. O aparelho tem o diâmetro de cerca de 90 milímetros e tem a capacidade de identificar biomarcadores presentes no xixi.
Essa identificação acontece graças a um sensor térmico, que ao ser acionado envia o líquido para a cápsula de teste. O processo acontece rapidamente, e assim que é finalizado, a amostra de urina é eliminada e o aparelho é limpo utilizando a água da descarga.
As informações que tiverem sido coletadas durante o teste serão enviadas para o aplicativo, tornando mais fácil o monitoramento de pacientes pelos profissionais de saúde.
O dispositivo possui uma bateria com autonomia de 3 meses. A invenção vem acompanhada de um par de luvas, para evitar a contaminação quando for necessário recarregar a bateria por meio da entrada USB-C.
A estimativa é que o preço de lançamento seja algo em torno dos €499,00 (equivalente a R$2900,00), e que o aparelho chegue ao mercado europeu no segundo trimestre.