- Publicidade -

Papa Bento 16 terá um funeral inédito na história da igreja católica. Entenda!

0

O funeral do papa emérito será o primeiro na história do catolicismo onde um papa conduzirá os ritos fúnebres de outro.

- Publicidade -

Joseph Ratzinger, mais conhecido como Bento 16, foi eleito como papa em 2005, sucedendo a João Paulo II.

Seu papado, porém, foi interrompido em 2013, quando Bento 16 renunciou ao cargo — ato que surpreendeu ao Vaticano e ao mundo, pois a última renúncia papal aconteceu no século 15.

Desde então, há dois papas, Bento 16, papa emérito, e Francisco, que ocupa efetivamente o cargo de líder da igreja.

Com isso, o funeral de Bento 16 passará a ser um evento inédito, e portanto, será conduzido de forma diferente aos outros funerais de papas. Entenda!

- Publicidade -

Como será o funeral de Bento 16?

Segundo o Vaticano, será um funeral solene, mas sóbrio, porque Bento 16 solicitou assim em seu testamento”.

O corpo do religioso vem sendo velado desde segunda (2), cumprindo a Constituição Apostólica de 1996, promulgada por João Paulo II, que diz que o enterro do sacerdote deve acontecer entre 4 e 6 dias após a morte deste.

De acordo com Matteo Bruni, porta-voz do Vaticano o corpo será enterrado em uma cripta na Basílica de São Pedro, onde o antecessor de Bento 16, João Paulo II, havia sido sepultado (os restos mortais de João Paulo foram movidos em 2011, para uma capela na Basílica)

  • Sem eleição

- Publicidade -

Como Bento não era realmente um papa, e sim um bispo, após sua morte não haverá uma eleição (ou conclave) para determinar quem assumirá o seu lugar, o papa Francisco continuará a desempenhar a função.

Nesse caso específico, o conclave foi realizado após a renúncia em 2013.

  • Anel do pescador

Após a escolha do novo Papa, três sinais externos são adotados para identificar o novo líder: o báculo ou férula, a batina branca e o anel do pescador.

Entre esses itens, alguns podem ser herdados de outros papas ou ser exclusivos para cada pontífice. Como é o caso do anel de pescador, que é desenhado especificamente para aquele papa.

O anel, após a morte do papa, é destruído com marteladas, durante uma cerimônia realizada no Vaticano. Porém, como Bento 16 não havia falecido, e sim renunciado, o anel foi inutilizado de outra forma, o objeto foi marcado com uma cruz.

  • Celebrado por um papa

Geralmente o funeral de um Papa é feito por um “camerlengo”, um indivíduo encarregado pela igreja de conduzir a cerimônia, quando não há um pontífice.

Mas diferente do padrão, existe um Papa, e sendo assim, ele será encarregado de conduzir o funeral de Bento 16.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas