- Publicidade -

Descubra 5 problemas de coluna que podem te aposentar

0

Nesta matéria, você descobrirá cinco problemas de coluna que podem te aposentar por invalidez no ano de 2023.

- Publicidade -

Às vezes, começamos a sentir dores “do nada”. Alguns problemas de saúde, prejudicam trabalhadores diariamente a exercerem suas funções.

coluna
Fonte: MedCenter

As dores de coluna são conhecidas por se agravarem muito rápido e dolorosamente, o que pode prejudicar além da capacidade física, a psicológica também, causando inclusive, o burnout.

Aqueles que fazem parte do INSS, podem recorrer a benefícios como auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, se sofrerem com dores de coluna.

- Publicidade -

Conheça agora os problemas de coluna mais comuns que podem te levar a se aposentar mais cedo por invalidez permanente do INSS.

Lista com os cinco problemas de coluna

Lembre-se que apenas sofrer com alguma das condições abaixos não é tudo o que você precisa para garantir a aposentadoria. Você deverá comprovar a incapacidade.

1- Hérnia de disco

Ocorre quando acontece um desgaste dos discos tntervertebrais de fibrocartilagem e elásticos que atual como amortecedores de impactos, impedindo o contato de uma vértebra com outra.

- Publicidade -

Profissões que exigem muito da capacidade física do empregado são as mais vistas com esta doença.

2- Osteofitose, ou bico de papagaio

Ocorre quando há o crescimento do osso entre as vértebras onde o disco intervertebral está desgastado e não funciona mais como amortecedor, o que causa contato entre os ossos.

Eles aparecerem quando as pessoas têm desidratação do disco intervertebral, a principal causa desta doença é a permanência em posturas incorretas ao longo da vida do trabalhador.

3- Discopatia degenerativa

Este problema é ocasionado pela perda da água da região da coluna, minimizando a capacidade de movimentação.

É comumente vista em trabalhadores que carregam peso de forma indevida e permanecem por uma postura viciosa por um longo período de tempo.

4- Protusão discal

É a degeneração e a dilatação dos discos da coluna, que se localizam entre os discos intervertebrais e se configura pelo motivo do disco não romper o anel fibroso. Isto causa dor, pois os ligamentos e outras estruturas da região são atingidos.

Empregos que exigem que funcionários carreguem peso e não tenham uma boa postura, podem acabar sendo responsáveis por esta condição da coluna.

5- Torcicolo

É uma dor sentida nas vértebras cervicais. Pode ser aguda e durar dias ou crônica e durar várias semanas.
A aguda pode estar relacionada a movimentos bruscos do pescoço, gestos repetitivos ou traumatismo cervical, Já acrônica, pode ser causada por uma artrose da coluna.

Pessoas que trabalham por muitas horas em frente ao computador ou cabelereiros e garçons, que trabalham com os membros superiores levantados, podem sofrer com o torcicolo.

Quando solicitar a aposentadoria?

É um benefício destinado ao trabalhador cadastrado no INSS que se encontre incapaz de realizar suas atividades diárias, porém, tem alguns requisitos:

• Ter contribuído por ao menos 12 meses ao INSS
• Ter qualidade de segurado
• Comprovar a incapacidade total e permanente para o trabalho

Se a doença for motivada por um acidente, no trabalho ou não, não será necessário cumprir a carência de 12 meses.

Cumprindo os requisitos, você passará pela perícia do INSS, onde o médico irá examinar se você realmente não tem mais capacidade de exercer sua função no trabalho.

Alguns detalhes serão levados em conta, como:

• Os fatores de presença de sintomas ou a intermitência deles
• Afastamento por auxílio-doença – por mais de 15 dias –
• Tipo de função desempenhada
• Qualidade do ambiente do trabalho
• Circunstâncias efetivas do tratamento, acessibilidade, entre outros elementos

Se comprovada a invalidez, você deverá seguir fazendo novas perícias a cada 2 anos para avaliar se você ainda se encontra incapaz de realizar as atividades.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas