Damar Hamlin, jogador da NFL desaba em campo
A arena da NFL pode ser um campo minado e o cenário não foi diferente desta vez. Um episódio trágico ocorreu durante o campo da National Football League. Nesta segunda-feira (2), fãs da NFL tomaram um baita susto.
Na disputa da Monday Night Football, o Buffalo Bills e o Cincinnati Bengals entraram em campo. Entretanto, um dos jogadores sofreu uma pancada no peito. Damar Hamlin, do Bills, desabou em campo.
Estado de Damar Hamlin em campo
Após a pancada recebida no peito, o jogador foi reanimado dentro do campo. O problema se deu quando Damar Hamlin, durante um lance de defesa no duelo contra o Cincinnati Bengals, foi atingido no queixo.
Assim, ele desmaiou em campo e recebeu atendimento dos profissionais de emergência que estavam no local. 10 minutos depois do momento de reanimação, Damar Hamlin foi transferido a um hospital.
O jogo, portanto, foi suspenso pela impossibilidade do jogador e pela instabilidade mental dos demais atletas e fãs. Durante o momento do atendimento médico em campo, jogadores rezaram pelo colega.
Parada cardíaca de Damar Hamlin
O atleta teve uma parada cardíaca, possivelmente causada por commotio cordis. Uma nota oficial foi divulgada por volta de meia noite afirmando que o jogador encontra-se em estado crítico.
O protocolo para os acidentes durante os jogos da NFL é de que a partida seja interrompida, porém retomada após um período de 5 minutos para reaquecimento das equipes.
Entretanto, os treinadores se recusaram a seguir o jogo. Desta forma, o jogo em que Damar Hamlin acabou desabando, foi interrompido e suspenso. Informações das TVs norte-americanas afirmam que o atleta tinha pulso.
Porém, ele respirava com o auxílio de aparelhos médicos. Após o episódio, ele foi encaminhado a um hospital na cidade e está na UTI. Na madrugada de terça-feira (3), o Buffalo Bills emitiu um comunicado acerca do estado de Damar Hamlin.
“Damar Hamlin sofreu uma parada cardíaca após uma rebatida em nosso jogo contra o Bengals. Seu batimento cardíaco foi restaurado em campo e ele foi transferido para o UC Medical Center para mais testes e tratamento”, dizia o post oficial.
Os Bills também informaram que, atualmente, ele está sedado e encontra-se em estado crítico. A pancada não impediu o atleta de seguir em campo. Damar Hamlin permaneceu de pé por pouco tempo antes de desabar.
Paralisação e adiamento da partida
Os companheiros de equipe do atleta entraram em desespero após verem o colega caído em campo. O jogo foi paralizado quando restavam pouco mais de seis minutos para o fim do primeiro quarto.
O placar indicava a vantagem para o Cincinnati Bengals: 7 a 3. A NFL demorou mais de uma hora para anunciar o adiamento oficial da partida. Enquanto isso, os jogadores e o público permaneceram no Paul Brown Stadium à espera da definição.
A National Football League anunciou: “O jogo desta noite entre Buffalo Bills e Cincinnati Bengals foi suspenso depois que Damar Hamlim do Buffalo Bills desmaiou, anunciou Roger Goodell, comissário da NFL.”
Ainda divulgaram informações do atleta no momento: “Hamlin recebeu imediato atendimento médico no campo pela equipe médica independente e paramédicos locais.”
“Ele foi transferido para um hospital local onde se encontra em condição crítica. Nossos pensamentos estão com Damar e o Buffalo Bills. Forneceremos mais informações assim que estiverem disponíveis”, seguiu a nota.
“A NFL está em constante comunicação com os a Associação de Jogadores da NFL que estão de acordo com o adiamento do jogo”, encerrou a National Football League.
Damar Hamlin joga na posição de safety, defendendo o time do Buffalo Bills. O atleta de 24 anos foi draftado em 2021 e participa da segunda temporada na liga de futebol americano.
Comunicado da família de Damar Hamlin
A família do atleta agradeceu todo o apoio recebido nas últimas horas: “Em nome da nossa família, queremos expressar nossa gratidão sincera pelo amor e apoio mostrados a Damar durante este momento desafiador. “
“Estamos profundamente comovidos pelas preces, palavras gentis e doações de fãs ao redor do país”. Os familiares também pediram orações para que tudo fique bem logo apesar da crítica situação de Damar Hamlin.
Atletas rezam por Damar Hamlin
Diversas personalidades pediram orações ao safety do Buffalo Bills. LeBron James manifestou apoio e forças: “Meus pensamentos e super preces vão aos céus pela família desse moleque, por ele, pela irmandade da NFL e todos que são parte da família NFL.”
O astro do basquete exaltou a decisão da National Football League de suspender a partida: “Definitivamente é a decisão certa (suspender), de quem quer que tenha sido. A segurança dos atletas em todos os esportes é sempre o mais importante.”
O bicampeão da NBA e ídolo do Detroit Pistons, Isiah Thomas, publicou em suas redes sociais que segue rezando por Damar Hamlin. Bem como bicampeão da NBA com o Lakers, Pau Gasol.
Robert Griffin III, ex-quarterback da NFL, clamou que o público não compartilhasse imagens do lance, mas optasse pelo registro dos jogadores rezando no gramado. Ele descreveu o episódio como “traumático”.
“Ninguém liga mais para o jogo. Rezando por Damar Hamlin, pelo homem, filho, irmão e amigo. O que acabou de acontecer é traumático para tantos, mas tudo que importa agora é que ele siga conosco.”