Good Riddance Day: Conheça a tradição e destrua as lembranças ruins de 2022
A tradição americana, mais precisamente de Nova Iorque, Good Riddance Day, foi celebrada na última quarta-feira (28).
A celebração foi criada em 2007 e consiste em enterrar as más lembranças do ano que termina. As pessoas se reúnem na Times Square, rua mais famosa e movimentada de Nova Iorque, e queimam folhas com palavras e frases que representem os péssimos momentos vividos no ano.
O site da Times Square classifica o encontro como uma forma de se “despedir de tudo que nos frustrou”.
Regras dos organizadores do Good Riddance Day
Há apenas uma recomendação dos organizadores do evento: “Traga seus momentos mais embaraçosos, suas maiores falhas e maiores arrependimentos e nós os colocaremos em nossos formulários oficiais do Good Riddance Day para nos livrarmos desses obstáculos antes de cruzar a linha de chegada em 2023”.
As folhas são expostas em um painel, em plena Times Square, e quem quiser pode desabar em voz alta, com microfone, do que precisa se livrar antes das folhas serem queimadas e aplaudidas.
Covid-19 e a quarentena tiveram destaque
Como a ideia do “Dia que Já Vai Tarde” é resumir de forma prática um momento do ano que você quer esquecer para sempre, as pessoas realmente depositam sentimentos e emoções para jogar fora ao queimar a folha. Os dados informam que desde a edição de 2021, as palavras covid, quarentena e máscara são as mais citadas.
Tradição brasileira
Na década de 60, funcionários de escritórios do centro de SP, promoviam uma chuva de papel picado. Isto ocorria para expor o sentimento de “dever cumprido” ao acabarem as atividades de fim de ano dentro das empresas.
A ‘produção’ do evento garantem que as más lembranças serão destruídas.