TikTok é banido de dispositivos oficiais nos EUA pela Câmara
A ação da Câmara dos EUA alega que o aplicativo pode causar “altos riscos devido a vários problemas de segurança”; entenda o assunto.
O banimento do TikTok em dispositivos oficiais da Câmara dos Deputados dos EUA tem sido motivado por preocupações de segurança.
Esta não é a primeira vez que o aplicativo enfrenta restrições nos EUA. Em agosto de 2020, o presidente Donald Trump assinou uma ordem executiva que buscava proibir o aplicativo no país, alegando riscos para a segurança nacional.
No entanto, a decisão foi suspensa por um juiz federal em novembro de 2020, permitindo que o TikTok continuasse a ser utilizado nos EUA.
TikTok mantém governo americano em alerta
Os legisladores estadunidenses têm expressado suas preocupações com a ByteDance, a empresa chinesa proprietária do TikTok, e com o potencial risco que ela pode representar para a segurança nacional.
Tanto é que meses atrás, Christopher Wray, diretor do FBI, alertou o Comitê de Investimentos Estrangeiros dos EUA, sobre a possibilidade da plataforma estar sendo utilizada “para controlar a coleta de dados de milhões de usuários ou para controlar o software de milhões de dispositivos”.
Com esse alerta, somado às reservas que o governo já tinha com o aplicativo, os legisladores decidiram tomar medidas para proibir o TikTok em dispositivos oficiais nos EUA.
Em janeiro deste ano, o Senado dos EUA já havia aprovado, por unanimidade, o projeto de lei “No TikTok on Government Devices Act“, de autoria do senador republicano Josh Hawley.
A batalha do TikTok nos EUA parece longe de acabar e é provável que vejamos mais capítulos nesta história nos próximos dias.
A plataforma se pronunciou sobre as medidas restritivas:
“Estamos trabalhando com o Comitê de Investimentos Estrangeiros dos EUA há mais de dois anos para abordar todas as preocupações razoáveis de segurança nacional sobre o TikTok nos EUA. Acreditamos que essas preocupações podem ser totalmente resolvidas.”
Em todo caso, enquanto o aplicativo ainda é permitido nos EUA, os usuários devem ficar atentos às preocupações de segurança e privacidade e tomar medidas para proteger suas informações pessoais enquanto usam o aplicativo.