Você sabia que os cães podem te ajudar a desenvolver características que vão impulsionar sua vida profissional?
Quem tem um cão nunca está sozinho, isso é um fato! Mas além do suporte emocional, da companhia constante os cães podem ajudar os seus donos desenvolverem algumas das qualidades mais valorizadas pelos empregadores.
Com a chegada do fim de ano, muitos aproveitam o momento para reavaliar, tanto a vida quanto a carreira. Com isso, conhecer os pontos que seu amigo peludo o ajuda a desenvolver pode ser um aliado para potencializar as skills e conseguir aquela promoção no próximo ano.
Você também pode gostar de ler:
Quantitativo e negros nos cursos de engenharia quadruplica em 10 anos
Desculpa inusitada salva TikToker de ter o celular roubado
7 Maneiras como os cães podem te ajudar
Segundo um estudo realizado pela Kennel Club Charitable Trust (KKCT) a companhia dos cachorros pode ser extremamente benéfica, para o humor, saúde e a vida profissional.
Foi apurado na pesquisa que 87% dos tutores afirmaram que a relação os ajudou a amadurecer e se tornar um ser humano melhor.
Conheça algumas formas que esses animais podem ajudar:
Saúde
As pessoas que adotam um animal recebem em troca um benefício muito valioso, uma melhora na saúde. Segundo afirmam 81% dos tutores de cães, os animais os ajudaram a se tornarem mais ativos, fato que trás um impacto positivo na saúde.
Com a saúde em dia, é mais fácil se concentrar no trabalho, ter energia para empregar na execução das tarefas, e mais rapidez para se recuperar do estresse do dia.
Otimismo
Ter um cachorro é como ter uma fonte inesgotável de alegria. De acordo com o estudo da KKCT, os tutores de pets afirmaram que os cães os faziam sorrir mais de 30 vezes por semana.
Com esse estímulo, fica bem mais fácil ver a vida com otimismo, e isso influi na carreira, por que, ser positivo está entre uma das melhores maneiras de alcançar o sucesso, pois é preferível trabalhar com alguém que procura sempre enxergar o melhor em cada situação.
Além disso, profissionais otimistas sentem-se mais satisfeitos e têm uma performance melhor que a dos demais.
Felicidade
A alegria que os cachorros espalham é contagiante. Com esse antídoto contra o mau-humor é muito mais fácil ter satisfação na vida pessoal e profissional.
Empatia
Alguém certa vez descreveu a empatia como: “A sua dor no meu coração”, e não poderia haver uma explicação mais perfeita.
Os cães parecem demonstrar essa característica naturalmente, afinal, eles simplesmente sentem quando o seu humano não está bem. Com esse exemplo, muitos dos tutores afirmaram que desde que adotaram se tornaram também mais empáticos e atenciosos.
E nem é preciso ressaltar a importância de demonstrar essa habilidade no ambiente de trabalho. Segundo comprovam alguns estudos, a inovação, a produtividade, o engajamento, a felicidade e o bem-estar melhoram quanto a empatia é praticada.
Relacionamentos
Network é uma das palavras mais associadas ao mundo profissional, atualmente. Esse termo se aplica a criar e manter uma rede de contatos.
Ter um animal de estimação ajuda a valorizar os relacionamentos e os priorizar. Com esse aprendizado é possível dar valor aos vínculos com familiares, amigos e colegas de trabalho, e em consequência, ampliar a rede de contatos.
Diversão
Ter um animal envolve muitas responsabilidades, entre elas, uma muito importante é reservar um tempo para brincar com o cão.
Voltando ao estudo da KKCT, 52% dos participantes falaram que se divertir com o cachorro é uma ótima maneira de aliviar a tensão e o estresse.
E mais do que isso, se divertir com o cão, ajuda muitos a levar essa atitude ao local de trabalho, e lidar com os desafios de forma mais leve.
Paciência
Talvez uma das coisas mais difíceis de se aprender, é possível treinar essa virtude junto com os pets, pois segundo 52% dos integrantes da pesquisa admitiram que a convivência com o cachorro os ajudou a se tornarem mais pacientes.
Exibir essa atitude no local de trabalho contribui para a união da equipe e a descobrir respostas melhores para os problemas que podem surgir.