Mil hectares de vegetação já foram atingidos com o incêndio na Estação Ecológica do Taim
A quantidade de hectares atingidos pelo incêndio na Estação Ecológica do Taim já aumentou drasticamente, totalizando mil. O fogo na área da vegetação se iniciou na tarde de segunda-feira (12).
Os hectares seguem devastados pelo incêndio, se alastrando pela área da reserva. A Estação Ecológica do Taim está localizada no sul do estado do Rio Grande do Sul.
Até a tarde de terça-feira (13), a estimativa era que apenas 500 hectares fossem consumidos pelo fogo. No entanto, o valor dobrou devido a dificuldade de acesso até o local.
Atualmente, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) administra o Taim. As chamas seguem se espalhando com as direções do vento, impedindo assim o combate ao incêndio na Estação Ecológica do Taim.
Informações do ICMBio mostram que dois helicópteros e caminhões de abastecimento da CMPC, multinacional de silvicultura com Termo de Cooperação Técnica em andamento junto ao Instituto estão atuando contra o incêndio.
Você também pode gostar de ler:
Adeus De Tite À Seleção Brasileira
Crime Em Porto Alegre: Mochila Com Uma Cabeça Humana É Encontrada Em Uma Calçada
Motivo do incêndio na Estação Ecológica do Taim
Um raio provocou o incêndio na Estação Ecológica do Taim. Ele atingiu o local no começo da tarde de segunda-feira (12) e, desde então, o prejuízo segue em curso com a abrangência da situação.
A queimada está se espalhando em uma área próxima da BR-471, entre Rio Grande e Santa Vitória do Palmar. Equipes da unidade e voluntários atuam no monitoramento das chamas na Estação Ecológica do Taim.
Até o momento, cerca de 15 pessoas trabalham para controlar o incêndio. Em nota, o ICMBio explica que a situação segue sob monitoramento. O instituto ressalta que a rodovia não foi prejudicada.
Os ventos se propagaram de nordeste a sudoeste durante esta quarta-feira (14). Tais condições climáticas também estão atingindo uma área de banhado, impedindo o combate terrestre ao fogo por falta de condições seguras.
A reserva possui cerca de 33 mil hectares, abrangendo os municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar. Entretanto, este não foi o primeiro episódio drástico na área.
O último incêndio, ocorrido no ano de 2013, foi de grandes proporções. Na época, quando o fogo atingiu o Taim, danificou cerca de 5,6 mil hectares. O incêndio foi controlado em 10 dias.
A Estação Ecológica do Taim
O local é recomendado aos que gostam de fazer turismo ecológico. A ida à Estação Ecológica do Taim também agrega momentos únicos, como o de conhecer pontos turísticos históricos e culturas diferentes.
A Estação Ecológica do Taim é uma região de preservação ambiental perto da cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. A imensa reserva é conhecida por suas paisagens, pelas trilhas e pela diversidade da fauna local.
Seu grande espaço influencia no papel da preservação da biodiversidade local. Portanto, a Estação Ecológica do Taim passou a ser reconhecida como Patrimônio Natural Mundial.
Foi inaugurada em 1986 e, atualmente, é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O local faz fronteira com o Uruguai, nos municípios gaúchos de Santa Vitória dos Palmares e de Rio Grande.