- Publicidade -

Play Protect da Google que protege contra malware

0

Infelizmente vivemos com a possibilidade de um laware danificar smartphones, como um Android por exemplo. Apesar disso, não sentimos necessidade de instalar um antivírus no celular.

- Publicidade -

Pergunte a quem você conhece se esta pessoa possui qualquer antivírus em seu dispositivo mobile. Portanto, isso se deve, em grande parte, às políticas de segurança da Google. Especificamente ao certificado Play Protect.

O Play Protect é um certificado compatível com os serviços da Google, que garante também a segurança dos celulares. Embora haja poucas exceções, a maioria dos dispositivos Android o possuem.

Vamos te explicar como verificar se seu smartphone possui o Play Protect e como ele atua na proteção do seu dispositivo.

Você também pode gostar de ler:

- Publicidade -

CadÚnico Possibilita Receber Vários Benefícios; Conheça Eles

Cantora Anitta Contrai Doença Do Beijo; Saiba Mais Sobre O Vírus

Meu dispositivo possui o Play Protect?

Play Protec
Fonte: Android Central.

Aparentemente, diversos aparelhos têm a certificação Play Protect, pois todos os fabricantes o incluem. As exceções que citamos se trata da instalação de uma ROM (Read-Only Memory) do sistema.

- Publicidade -

Quando essa ROM é instalada, há a possibilidade de você ter perdido seu certificado Play Protect. Existe, no entanto, uma lista da Google em que você pode verificar se o seu terminal foi encontrado ou não.

Consulta do certificado Play Protect

Você pode saber se seu dispositivo possui o certificado Play Protect acessando o aplicativo Google Play. Ao clicar em sua foto e acessar as configurações. Na seção chamada “Informações” você poderá observar “Certificação Play Protect”. Verificando assim se o seu dispositivo é ou não certificado.

Tal certificação, bem como diz a Google, implica em um dispositivo que contém todos os aplicativos e serviços licenciados da própria Google. Ademais, significa que o terminal passou corretamente em um teste de compatibilidade com o Android.

Ao não obter o certificado Play Protect, seu celular pode não ter um sistema seguro. Desta forma, não haver a certificação resulta em riscos. O dispositivo pode, ainda, não receber atualizações do sistema, aplicativos e demais serviços.

Portanto, um smartphone sem a certificação Play Protect não terá patches de segurança que a Google lança periodicamente para garantir a segurança do seu sistema operacional móvel.

Demais recursos, como o backup, podem não estar disponíveis. Há uma probabilidade de que o terminal não consiga também executar aplicativos corretamente, independentemente da forma de download.

O que é o Play Protect?

Ultimamente diversos casos de Android infectados por vírus têm sido relatados. Esses malwares escapam de alguns procedimentos de segurança do Google Play, que costuma ser um repositório seguro.

Quando um dispositivo tem o certificado Play Protect, este pode realizar downloads de aplicativos do Google Play. Desta forma, a Google estabelece uma série de requisitos e filtros de segurança que impedem a entrada de aplicativos maliciosos.

O malware que foi descoberto recentemente nos aplicativos da Google Play não é bem culpa da própria empresa. Os cibercriminosos utilizam outro modus operandi para infiltrar seus cavalos de Tróia, promovendo uma falsa imagem de insegurança.

Os aplicativos do Google Play que possuem malwares seguem fora das normas e regras. Portanto, quando a loja de aplicativos toma conhecimento de tais aplicativos maliciosos, corre para removê-los do ar.

O problema de segurança que acaba passando pela Google é quando os aplicativos em questão pedem aos usuários que realizem uma suposta atualização. Tal servidor vem de fora da Google, portanto, os filtros não detectam.

As interfaces de download imitam o Google Play para ganhar confiabilidade. Em suma, as possibilidades de driblar as etapas de segurança ainda necessitam de melhorias. Entretanto, haver um meio de proteção facilita a vida do usuário.

As políticas de segurança da Google são rígidas e seguem em constante reformulação a fim de remover tais aplicativos nocivos, sem promover riscos aos diversos usuários.

Como se proteger além do Play Protect?

Diante de alguns malwares, o Play Protect não se mostra 100% seguro. Portanto, é necessário se proteger de diversas formas. Uma das maneiras é analisando as permissões concedidas aos aplicativos de um dispositivo.

Todos os apps instalados podem solicitar permissões de todos os tipos: contatos, leitura de SMS, acesso à câmera, notificações, etc. Tais permissões não são perigosas.

Na verdade, servem para impedir que os aplicativos tenham acesso padronizado a todas as nossas informações. Como exemplo, podemos ressaltar que é compreensível e necessário que um aplicativo de câmera solicite acesso à câmera.

Entretanto, não é propício que seja solicitado o acesso à câmera por um aplicativo que visa evitar o spam telefônico. Desta forma, podemos ver que existem aplicativos maliciosos que fazem uso indevidos das permissões concedidas a eles, cometendo assim seus delitos.

Algumas permissões indevidas possibilitam a abertura para os malwares atuarem nos dispositivos, como notificações, leitura de SMS, acessibilidade e até mesmo a sobreposição de aplicativos. Ademais, baixar APKs de fora do Google Play também se torna um risco. 

Nem todos APKs são maliciosos, no entanto, devemos sempre agir cautelosamente. O Play Protect não certifica a segurança de aplicativos que estão fora da loja do Google. Desta forma, não se responsabiliza por downloads indevidos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas