- Publicidade -

O que posso fazer com o meu 13º salário?

0

Os dois últimos meses do ano giram em torno de dinheiro. Iniciamos o mês de novembro com diversos descontos de fim de ano, incluindo a Black Friday e o Cyber Monday.

- Publicidade -

Você também pode gostar de ler:

Tíquetes Do Vale-Gás Social São Distribuidos, Mais De 200 Mil Poderão Ser Resgatados

Veja Algumas Opções Que Permitem Ganhar Dinheiro Sem Sair De Casa

Parcelas do 13º salário

- Publicidade -

Ademais, o último dia do mês representa algo importante aos brasileiros que trabalharam duro durante o ano. A primeira parcela do 13º salário foi paga até o dia 30 de novembro, de acordo com as leis trabalhistas.

Portanto, dezembro pode ser uma oportunidade de começar com o pé direito nas finanças. Outra chance de fazer isso acontecer é recebendo também a segunda parcela do 13º salário, que deve ser paga aos trabalhadores até 20 de dezembro.

Desta forma, uma das grandes alegrias do fim do ano é ver a conta bancária engordar com o 13º salário. Entretanto, a realidade de diversos brasileiros é de criar ou quitar dívidas com essa quantia.

Gastos excessivos

13º salário
Fonte: TOTVS.

- Publicidade -

Economistas alertam que é necessário fazer as contas antes de sair gastando o dinheiro sem pensar cautelosamente. Todos devemos evitar a ressaca financeira depois do período de festas de fim de ano.

Ressaltamos também que o mês de janeiro é extremamente pesado para o bolso dos brasileiros. Gastos adicionais dificultam quem não conseguiu se organizar financeiramente, como IPVA e materiais escolares do próximo ano letivo.

Caso você não possua carro ou não tenha qualquer material escolar para ser comprado, não deixe de ser um dos brasileiros que necessita organizar o lado financeiro. Confira as prioridades que você pode estabelecer para esse dinheiro.

Como posso me beneficiar do 13º salário?

Quitar as dívidas

Não caia no conto que o 13º salário é um dinheiro que deve ser para as festividades quando esta não é a sua realidade. A primeira coisa que devemos pensar em fazer ao receber uma boa quantia de dinheiro é em sanar quaisquer dívidas.

Aproveite para derrubar os juros ao quitar suas dívidas. Calcule quanto você deve e analise o quanto de juros poderá poupar ao pagar todas as dívidas de uma vez só. Procure seu banco e converse para entender o cenário que você está.

Caso tenha dívidas no cartão de crédito, tenha também uma conversa com sua operadora. A meta é iniciar o próximo ano sem dívidas, ou, com as mínimas possíveis.

Se alguma dívida ficar pendente, opte por pagá-las o quanto antes. Ao analisar muitas dívidas para pouco dinheiro, liste-as e priorize as que têm os mais altos juros, bem como as que oferecem mais descontos e vantagens do pagamento integral.

Criar ou aumentar sua reserva de emergência

É mais que prioritário pensar em uma reserva de emergência. Caso você não tenha uma, comece a criar oportunidades de como começar. Ao perceber que centavos sobraram, guarde-os em uma reserva. Sempre começando de pouco a pouco.

Todo e qualquer dinheiro conta para uma reserva de emergência e o 13º salário pode ser um bom pontapé inicial. A reserva visa ser uma quantia para emergências, sendo uma prevenção de que você consiga pagar contas por um tempo, caso seu rendimento caia.

Poupar para o ano seguinte

Antes de sair gastando o 13º salário, também é extremamente importante fazer uma lista do que deverá ser pago nos três primeiros meses do ano. Desta forma, podemos evitar qualquer sinal vermelho no ano de 2023.

Reflita sobre pagamentos pesados e necessários de janeiro até março para lhe poupar. Você pode começar considerando impostos anuais; o IPVA como mencionado acima; compras de faculdade ou escola e demais gastos específicos do início de ano.

Investir

Outra forma de utilizar o 13º salário é investindo se você preferir gastar menos e guardar mais. A área também precisa ser analisada com cautela. Analise a rentabilidade do dinheiro para escolher qual será a modalidade de investimento.

Os mais conservadores optam por fundos de renda fixa ou a boa e velha caderneta de poupança. O economista e especialista em investimentos, Mauro Calil, afirma que a caderneta de poupança não se enquadra no melhor investimento do 13° salário.

Ele alerta que, apesar de ter benefícios como a isenção de impostos, apresenta ganhos baixos: “Se a pessoa não conhece nada em termos de investimentos além da caderneta de poupança, tudo bem, pode aplicar nela. Mas não é a melhor maneira de investir.”

Mauro fala que Fundos e Letras do Tesouro, por exemplo, têm a mesma segurança da poupança, bem como parte estarem isentos de impostos: “No caso, é preciso ficar de olho na taxa de administração cobrada pelo banco.”

Como posso realmente gastar o 13º salário?

Viajar

Se você conseguiu quitar as dívidas e sobrou dinheiro, é hora de pensar em uma recompensa extremamente merecida a quem trabalhou muito durante um ano tão conturbado. Precisamos recarregar as baterias para os próximos desafios.

Pense em fazer viagens com o 13º salário, considerando que estamos progredindo após um cenário pandêmico. Uma pequena viagem para um lugar mais isolado pode beneficiar sua saúde. Descanse o corpo e a mente em um momento só seu.

Separar uma parte para consumo casual

Outra recompensa por ter trabalhado durante o ano é utilizar parte do 13º salário para pequenas compras casuais. Sempre vai valer a pena visar o autocuidado. Como exemplos, você pode caprichar na ceia de Natal ou comprar um bom presente para si.

E agora? O que você vai fazer com seu 13º salário?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas