- Publicidade -

Arrumar a cama é tão importante quanto você pensa. Veja o motivo

0

Dois artigos foram analisados para esta matéria em que lhe explicaremos por que arrumar a cama é fundamental. A The Spruce, marca de produtos para casa, e o website Very Well Mind são a base da pesquisa.

- Publicidade -

Percebemos que há dois tipos de pessoas no mundo: as que estão prontas para arrumar a cama a qualquer custo, e as que deixam essa tarefa simples de lado. Sendo que, deveria ser uma das primeiras coisas que aprendemos quando pequenos.

Inclusive, seus pais ou responsáveis lhe davam como tarefa “arrumar a cama”. Uma obrigação, que, quando vista por crianças parece um tédio. Entretanto, arrumar a cama se torna algo fundamental.

Fazer sua cama não é difícil, transformar isso num hábito, muito menos. Há diversos benefícios com grandes efeitos nas nossas vidas. Arrumar a cama melhora nossa saúde mental e física, entre muitas outras coisas. Um hábito tão fácil de começar a ter deve ser praticado diariamente.

Você também pode gostar de ler:

- Publicidade -

Você Consegue Enxergar O Gato Em Meio A Tantas Corujas?

Fabricação De Medicamento Com Canabidiol Foi Autorizado Pela Anvisa

Entenda por que você deve arrumar a cama todos os dias

Qual a importância de arrumar a cama?
Fonte: Decoração Brasil.

As desculpas são fáceis, mas, arrumar sua cama também é. O ato leva segundos e deixa o ambiente organizado. Há alguns benefícios que surpreendem ao arrumar nossas camas.

- Publicidade -

Como fazemos a organização do local em que dormimos também revela muito sobre nossa personalidade. O jeito que fazemos uma coisa, muitas vezes, influencia a maneira como fazemos demais tarefas.

Ou seja, se a forma como preparamos nossa cama mostra desorganização e falta de cuidado, é possível que isso se espelhe em outras ações do cotidiano. Quem consegue reverter esse cenário, têm a intenção de ser organizado e atencioso

Ao arrumar a cama, demonstramos muito acerca da motivação e como definir um objetivo, visando uma vida organizada, pensativa, responsável, equilibrada ou bem sucedida. Arrumar a cama também é um aspecto que faz o dia começar com o pé direito.

Se a primeira coisa que fazemos de manhã é ser descuidado, apressado, ou se deixamos de fazer coisas, moldamos, desde então, uma mentalidade de criar desculpas para agir dessa forma também com demais tarefas.

Arrumar a cama faz o dia começar com uma pequena realização, tornando o dia extremamente bom. Apesar de ser uma realização pequena, ela molda o tom do dia inteiro.

Em um discurso, feito em 2014 na Universidade do Texas, o almirante da Marinha, William McRaven, fez diversos elogios ao hábito, ressaltando-o como fundamental. O almirante destaca que, arrumar a cama, pode ser uma das tarefas de uma lista.

McRaven explicou que, se colocarmos “arrumar a cama” em uma lista de tarefas, esta poderá ser riscada. Concluindo, assim, um dos deveres diários. Assinalar as tarefas concluídas do dia é extremamente gratificante, com uma sensação prazerosa de dever cumprido.

“Se você fizer sua cama todas as manhãs você terá realizado a primeira tarefa do dia. Isso lhe dará um pequeno senso de orgulho e vai incentivá-lo a fazer outra tarefa e outra e outra”, disse o Almirante.

Ele também é o autor de “Make Your Bed: Little Things That Can Change Your Life… And Maybe the World” (Em tradução livre “Faça sua cama: pequenas coisas que podem mudar sua vida… e talvez o mundo”).

McRaven tornou a explicar que, até o fim do dia, essa tarefa matinal concluída resulta em muitas já concluídas. Desta forma, reforçando que pequenas coisas são importantes. Portanto, essa pequena parte da nossa personalidade significa muito

Arrumar a cama também encoraja o ser humano a arrumar o restante do quarto. Não há como imaginar um cenário em que o quarto esteja organizado sem fazer a cama. Conclui-se que é encorajador e satisfatório manter um ambiente arrumado.

Uma vez que o hábito de fazer a cama se torne contínuo, você provavelmente vai decorar melhor o seu quarto, melhorando-o também de outras formas. Assim, se planta uma semente de organização e cuidado com seu ambiente mais sagrado.

Se nos sentimos tristes e desanimados no nosso local de descanso, a semente não foi bem plantada. Muitas vezes você não se sente confortável no quarto, e isso pode vir da desorganização.

Em outras palavras, seu quarto parece como você. Seus sentimentos, quando está dentro dele, estão atrelados ao ambiente. Arrumar a cama nos ajuda também a tomar boas decisões.

O autor Charles Duhigg, em seu livro ‘O Poder do Hábito’, mostra que, fazer sua cama diariamente inicia uma corrente de boas decisões ao longo do dia. Também promove uma sensação de controle da própria vida ao ser humano.

O autor não só reafirma a sensação de bem-estar, que, por incrível que pareça, auxilia na nossa habilidade de economizar. Assim, se sentir confortável com sua cama arrumada, não lhe faz gastar com algo que não precisa pôr nela.

O hábito também diminui o estresse que sentimos. Estima-se que, uma grande parte da população passa, em média, um terço de suas vidas dentro de seus quartos. O ambiente em que vivemos influencia nossos sentimentos.

Gretchen Rubin, autora de ‘Projeto Felicidade’, explica que, aprender a arrumar a cama todas as manhãs, impacta nossa relação com a felicidade, melhorando o humor.

A pesquisa exibe que, pessoas que vivem com parceiros românticos, são mais propensas a arrumar a cama pela manhã. Desta forma, promove-se um ambiente seguro e aconchegante para o parceiro.

Arrumar a cama produz uma pequena sensação de realização que tendemos a carregá-la durante o dia. Se o mesmo esforço for colocado em demais tarefas, mantemos a calma e a organização diariamente.

Há melhorias no sono ao arrumar a cama, pois auxilia na sensação de relaxamento. Assim, podemos até dormir melhor. Outra pesquisa exibe que há uma forte correlação entre viver uma vida organizada com desenvolver habilidade em definir metas.

Os resultados mostram que, arrumar a cama, então, nos ajuda a ter mais foco e reduzir o estresse, bem como mencionamos acima. A desorganização também leva a menor regulação emocional.

Pessoas que vivem na desordem, como acumuladores, estão extremamente propensas a seguirem mais estressadas, regulando, o mínimo possível de seu emocional.

Os benefícios de arrumar a cama atingem, primordialmente, as pessoas de mais idade. Elas tendem a manter um ambiente arrumado. Portanto, são mais propensas a experimentar uma qualidade de vida maior do que aquelas que não praticam o ato.

Arrumar a cama também nos mostra como estamos lidando com a desorganização ao nosso redor. Isso impacta negativamente nossa capacidade de foco. Por consequência, pode afetar as relações que temos com outras pessoas.

A forma como organizamos esse espaço sagrado influencia, portanto, na nossa comunicação com o outro. Porém,  além de ressaltar os benefícios, é necessário mostrar o outro lado da moeda.

Há alguns impactos negativos ao fazer nossas camas. Um exemplo mostra que, arrumar a cama nos torna menos higiênicos. O motivo é que a cama arrumada não recebe muito ar.

O que se torna um tanto irônico é que a bagunça da cama desarrumada pode gerar criatividade. Um teste realizado com pessoas se deu da seguinte maneira: dois grupos foram para dois ambientes diferentes.

Um grupo, que ficou em uma sala limpa e arrumada, não mostrou sinal de criatividade, pensando lógica e estruturalmente. Já o grupo que ficou no local bagunçado, se mostrou mais criativo.

Por outro lado, pessoas que arrumam suas camas são mais propensas a valorizar a tradição e a convenção. Logo, ambos são inimigos da criatividade.

E aí? Já fez sua cama hoje?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas