- Publicidade -

Gabarito oficial da Fuvest 2023 divulgado neste domingo (4), confira

0

A prova da Fuvest 2023 irá selecionar 8.230 candidatos para as 11.147 vagas nos cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP). As demais vagas serão disputadas por meio do sistema Enem-USP.

- Publicidade -

O índice de abstenção no vestibular Fuvest 2023 foi de 13,8%, um quantitativo de 15.835 inscritos entre os 114 mil. Foi divulgado o gabarito oficial da primeira fase na noite deste domingo (4).

Os candidatos tiveram 5 horas para realizar o exame aplicado em 33 cidades do estado de São Paulo. A aplicação da prova se deu com um esquema de cuidados para a prevenção da Covid-19.

A prova Fuvest 2023 contou com 90 questões, de múltiplas escolhas, entre as disciplinas de biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química. Os vestibulandos realizaram, ainda, questões interdisciplinares.

Durante todo o tempo do exame o uso de máscara foi obrigatório. Estudantes tiveram que apresentar seu comprovante do esquema vacinal completo contra a Covid ou um atestado médico provando impossibilidade de vacinação.

- Publicidade -

O único momento em que os candidatos ficaram sem máscara foi apenas durante o reconhecimento facial. Este ano, o exame foi aplicado em 87 locais. Entretanto, no ano de 2021, foram 119.

Você também pode gostar de ler:

Novidades Do Banco Safra Prometem Surpreender Clientes

Lula Fará Exames Na Garganta Após Ter Realizado O Procedimento De Laringoscopia No Mês Passado

Protocolos sanitários da Fuvest 2023

- Publicidade -

Fuvest 2023.
Fonte: Jovem Pan.

O consumo de alimentos dentro das salas no período de aplicação do exame seguiu proibido. Se o candidato desejasse comer, deveria pedir permissão ao fiscal que o direcionasse até um local externo à sala de prova.

O tempo gasto pelo candidato com sua alimentação não pôde ser reposto em relação ao período total de prova. Somente foi retirada a máscara quando o vestibulando quisesse beber água ou realizar o reconhecimento facial.

Durante o exame, fiscais passaram pelos candidatos com um tablet que fez o reconhecimento facial, que confirmou a presença do inscrito.

Recomendações para o exame Fuvest 2023

Ao chegar ao local de prova, o candidato teve que se dirigir imediatamente à sua sala de prova, evitando ficar no corredor e fazendo aglomerações. Ao chegar em sua sala, o vestibulando mostrou um documento oficial com foto ao fiscal.

Foi recomendado evitar qualquer contato físico com o fiscal, seguindo protocolos pandêmicos. Havia um cartão personalizado de papel com o nome do candidato colado na carteira.

A fim de facilitar a locomoção de todos, as orientações foram de entrar e sentar-se diretamente em seu devido lugar. Havia também um sachê com um tecido embebido em álcool sobre as mesas para higienização.

Os materiais permitidos a serem levados ao local de prova foram: caneta transparente de tinta azul, lápis ou lapiseira, apontador, borracha e régua também transparente.

A utilização de acessórios, como bonés e relógios foi estritamente proibida. O candidato teve que desligar seu celular, caso portasse um, colocando-o no envelope fornecido antes do início do exame.

Como já dito, o uso da máscara foi obrigatório dentro de sala, mas recomendou-se o uso durante o tempo de permanência no local da prova. A Fuvest também forneceu envelopes para os candidatos colocarem máscaras usadas.

O uso de álcool em gel estava mais que liberado. Quando solicitado, o fiscal poderia levar um frasco até o inscrito. O estudante também pôde levar seu próprio álcool em gel.

Os candidatos só puderam deixar as salas de prova após às 16h. A Fuvest recomendou que o estudante não deveria comparecer ao exame em casos específicos.

Tais como: suspeita de Covid-19; diagnóstico confirmado de Covid-19 a partir de 2 de dezembro ou contato com um caso confirmado de Covid-19 após 9 de dezembro.

Disputa por vagas na Fuvest

Começa a valer, este ano, o sistema chamado de Enem-USP. Este passará a realizar a seleção das vagas antes destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O sistema Enem-USP irá oferecer 11.147 vagas para ingresso na Universidade. Através da Fuvest serão, no entanto, 8.230 vagas, sendo 1.096 destinadas a alunos pretos, pardos e indígenas oriundos de escolas públicas (PPI).

Portanto, a USP deixará de oferecer vagas no sistema do Ministério da Educação. A relação de candidatos por vaga mostra que o curso de medicina em São Paulo ficou em primeiro lugar, com índice 118.

Seguindo o mesmo curso em Ribeirão Preto, com 95,9 candidatos por vaga e em Bauru, com 78,3. Medicina, em São Paulo, lidera o ranking com 14.401 inscritos. Os números do curso de Direito estão em segundo lugar.

Nas unidades de São Paulo e Ribeirão Preto, o curso recebe 8.195 inscritos, seguido de Medicina em Ribeirão Preto, com 7.193 inscritos.

Confira os 10 cursos mais concorridos da Fuvest 2023

  • Ciências biomédicas (São Paulo)
  • Curso superior do áudio visual (São Paulo)
  • Design (São Paulo)
  • Medicina (Bauru)
  • Medicina (Ribeirão Preto)
  • Medicina (São Paulo)
  • Medicina veterinária (São Paulo)
  • Psicologia (Ribeirão Preto)
  • Psicologia (São Paulo)
  • Relações internacionais (São Paulo)

Calendário da Fuvest 2023

A prova da primeira fase foi aplicada neste domingo, 4 de dezembro. Desta forma, a divulgação da lista de convocados para 2ª fase será feita na sexta-feira, dia 16 de dezembro.

As provas da segunda fase serão aplicadas em dois dias, 8 e 9 de janeiro de 2023. A primeira lista de aprovados será divulgada, portanto, em 30 de janeiro.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas