- Publicidade -

Como será a cerimônia de posse do Presidente eleito Lula (PT)?

0

Em uma disputa acirrada, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente da República nas Eleições de 2022. O período eleitoral se encerrou com o resultado do segundo turno, no qual Lula levou 50,90% dos votos, totalizando 60.345.999.

- Publicidade -

Portanto, sua cerimônia de posse acontecerá em Brasília, no dia 1º de janeiro de 2023. A data em questão está com os dias contados para seguir em progresso. A partir do ano de 2027, o presidente eleito assumirá o cargo no dia 5 de janeiro.

Mais novas datas de cerimônia estão pré-determinadas. Os governadores serão empossados no dia 6 de janeiro. Enquanto prefeitos e vices permanecerão com data de 1º de janeiro, deputados e senadores terão posse em 1º de fevereiro.

Você também pode gostar de ler:

Lula Fará Exames Na Garganta Após Ter Realizado O Procedimento De Laringoscopia No Mês Passado

- Publicidade -

Nubank Está Sorteando Prêmios Semanais Durante A Copa Do Mundo: Veja Como Ganhar

O atual presidente da República, Jair Bolsonaro, tomou posse em 1ª de janeiro de 2019. Entretanto, com a troca de governo, Bolsonaro ou Mourão, seu vice, terá que passar a faixa presidencial para o futuro presidente.

A equipe de transição do presidente eleito, até então, está nos moldes finais de definição dos integrantes, com apenas três dos trinta grupos técnicos ainda não determinados.

Dez dias após sua posse, ele terá que definir todos os nomes para seu governo. A cerimônia de Lula (PT), que terá seu terceiro mandato presidencial, ocorrerá em um domingo com uma série de eventos.

Etapas da cerimônia de posse

- Publicidade -

Lula em sua cerimônia de posse em 2003
Lula em sua cerimônia de posse em 2003. Fonte: Wikipédia.

O primeiro deles, é o que mais chama a atenção e promove fotos iniciais da cerimônia: o desfile em carro aberto. Nele, o presidente eleito percorrerá um percurso de aproximadamente dois quilômetros.

Durante a cerimônia, ele poderá estar acompanhado da primeira dama, Janja Lula Silva, que já demonstrou entusiasmo com o momento. Ela prometeu cantar em um grande show que está sendo organizado para ocorrer na Praça dos Três Poderes.

O percurso do desfile vai da Catedral Metropolitana de Brasília até o Congresso Nacional. Chegando ao Congresso, Lula (PT), será recebido pelos presidentes da Câmara e do Senado para fazer o “compromisso constitucional”.

Desta forma, o ato oficializa a posse presidencial. Seguindo a cerimônia, o novo presidente deve realizar um pronunciamento à nação. De acordo com as formalidades, após os dizeres, é hora da transmissão da faixa presidencial.

O ex-presidente, sendo este Jair Bolsonaro, passará a faixa para o novo ocupante do cargo. Após este momento, Lula (PT) deve se dirigir ao parlatório do Palácio do Planalto para um discurso ao público presente.

A caminho da finalização, o presidente eleito fará uma recepção das autoridades internacionais presentes no evento, bem como uma cerimônia para a nomeação de seus Ministros.

Antes do encerramento da cerimônia, o novo chefe do Executivo fará uma foto oficial do evento. Tal fotografia será divulgada nos sites oficiais de instituições públicas. A posse está prevista para ocorrer às 15 horas de 1º de janeiro de 2023.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas