- Publicidade -

Será que o Brasil volta a emitir passaportes em 2023? Entenda!

0

Anteriormente, o Governo Federal tinha anunciado que os novos modelos de passaporte estariam disponíveis a partir de setembro deste ano, o que não aconteceu.

- Publicidade -

Em junho, o novo modelo do passaporte brasileiro foi anunciado, com a promessa de que até setembro, o documento poderia estar disponível. Infelizmente, essa previsão não se concretizou.

Atualmente, a emissão dos passaportes está suspensa, segundo a PF (Polícia Federal), por falta de recursos. No fim de outubro, o Ministério da Economia anunciou que seria liberado um pacote de R$ 37 milhões, para normalizar a situação que, até o momento, segue paralisada.

Você também pode gostar de ler:

Torcedores tentam viajar do País de Gales para o Catar em um carro elétrico

- Publicidade -

Quais costumes e gestos são considerados ofensivos em outros países?

Emissão de Passaportes ainda está suspensa

Apesar das promessas, ainda é impossível tirar o passaporte. Para a PF, o atraso é motivado por uma alteração no cronograma, causada por “licitações de insumos e testes técnicos”.

De acordo com o órgão federal, tem-se trabalhado, em parceria com a Casa da Moeda, para regularizar a emissão dos passaportes — já no novo modelo — “o mais breve possível”, o que está planejado para acontecer em todo território nacional, de forma simultânea.

Novidades

- Publicidade -

Sobre o novo modelo do passaporte, a PF disse que é:

“Muito bonito, rico e ainda mais seguro, dando maior credibilidade e segurança ao brasileiro que viaja para conhecer os melhores destinos nos quatro cantos de nosso planeta.”

Entre as mudanças, o novo passaporte terá:

  • Novo design, com linhas decorativas mas que manterá o brasão da República Federativa do Brasil;
  • Foto colorida do solicitante, e outra em preto e branco (feita com os dados biométricos) na página dos dados pessoais;
  • Páginas internas coloridas, com estampas que fazem referência às diversas regiões brasileiras;
  • Tecnologia antifraude e laminado de segurança protegendo as informações.

Apesar das mudanças no visual, alguns detalhes permanecerão iguais, como a validade, que continua sendo de 10 anos, e o valor para a emissão (R$257,25)

Para quem ainda tem o modelo anterior dentro da validade, não será necessário solicitar um novo. Este será substituído quando perder a validade.

A previsão é que o documento volte a ser emitido a partir do primeiro trimestre de 2023.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas