- Publicidade -

A Copa do Mundo 2022 começou no dia 20 de novembro. Veja as informações mais importantes da disputa

0

Um dia de fim de semana é caracterizado por pura preguiça. Nos domingos comuns, nos preparamos para começar uma nova semana sem muita cobrança. O almoço do brasileiro costuma ser até servido mais tarde.

- Publicidade -

Entretanto, no domingo (20) não foi como qualquer outro. A cerimônia de abertura foi um sucesso, além de contar com a primeira partida da Copa do Mundo 2022 logo após. Torcedores ao redor do mundo iniciaram o ‘esquenta’ para o campeonato.

Você também pode gostar de ler:

Estão Abertas As Inscrições Para A Contratação De Professores Reservas Temporários

OVNIS Em Porto Alegre? Pilotos Avistam Luzes Desconhecidas

- Publicidade -

Cerimônia de abertura da Copa do Mundo 2022

Cerimônia de abertura da Copa do Mundo 2022. Fonte: Esportes R7.
Cerimônia de abertura da Copa do Mundo 2022. Fonte: Esportes R7.

A apresentação de Jung Kook e Fahad Al-Kubaisi foi realizada no domingo (20). O show começou às 12h (de Brasília), uma hora antes do duelo entre Qatar e Equador. Jung cantou uma nova música, lançada com exclusividade no evento, chamada ‘Dreamers’.

Morgan Freeman, ator norte-americano, esteve na cerimônia entusiasmado com o início dos jogos. O mascote da Copa do Mundo do Catar, La’eeb, marcou presença na cerimônia. Uma imagem dele de 20m de altura e 16m de comprimento foi erguida por hastes nos estádios.

O Emir do Qatar, Tamim bin Hamad al-Thani, realizou um discurso na cerimônia: “Recebemos a todos de braços abertos na Copa do Mundo Fifa Qatar 2022. Nós trabalhamos e fizemos os esforços para garantir o sucesso dessa edição da Copa. Nós investimos para o bem de toda a humanidade.”

- Publicidade -

Contudo, não vivemos somente de notícias boas, e precisamos expor algo grave que vem acontecendo. O Catar recebeu duras críticas ao violar direitos humanos e trabalhistas. Para piorar, diversos jogadores também vem enfrentando problemas.

Histórico de Lesões na Copa do Mundo 2022

Muitos jogadores vêm sofrendo lesões musculares durante os treinos dos jogos. Separamos alguns dos principais nomes que estarão fora da disputa com suas devidas lesões. Parte segue em recuperação.

  • Boubacar Kamara (França): lesão no ligamento;
  • Chistopher Nkunku (França): entorse no joelho;
  • Kanté (França): cirurgia na coxa;
  • Kimpembe (França): lesão no tendão de Aquiles direito;
  • Lo Celso (Argentina): lesão muscular e cirurgia;
  • Marco Reus (Alemanha): lesão no tornozelo;
  • Pogba (França): lesão no joelho direito;
  • Timo Werner (Alemanha): lesão no tornozelo;
  • Wijnaldum (Holanda): lesão na tíbia da perna direita.

Polêmicas envolvendo o Catar superaram a Copa do Mundo de 78

Seleção da Argentina comemorando na Copa do Mundo de 1978. Fonte: Estadão.
Seleção da Argentina comemorando na Copa do Mundo de 1978. Fonte: Estadão.

Desde o ano de 1978, quando a Copa do Mundo teve os jogos sediados na Argentina, não houveram tantas polêmicas. O contexto histórico da época, no qual o país sofria com a ditadura do general Jorge Videla, fora conturbado.

O general foi sentenciado a duas prisões perpétuas por cometer crimes contra a humanidade durante o período de 1976 até 1981. Ele morreu de causas naturais em 2013, sem demonstrar qualquer remorso contra seus feitos aos opositores.

Ademais, na última rodada da segunda fase, Brasil e Argentina chegaram empatados com o mesmo número de pontos. O Brasil obteve vantagem no saldo de gols em uma partida contra a Polônia, ganhando de 3 a 1.

Entretanto, no mesmo dia, a seleção da Argentina ganhou do Peru de 6 a 0, levando mais vantagens na pontuação. Especula-se, até hoje, que a partida fora arranjada. Entretanto, nada foi confirmado por nenhuma entidade do mundo futebolístico.

Para evitar outra reviravolta, a Fifa determinou que jogos da última rodada de um mesmo grupo passassem a começar no mesmo horário. O Brasil terminou em terceiro lugar após vencer uma partida contra a Itália. A Argentina ganhou a Copa.

Agora, avançando no tempo, jogadores e o público devem lidar com costumes tradicionais antiquados do Catar. Não é novidade que países do Oriente Médio possuem regras extremistas, algumas inclusive ferem direitos humanos.

Entretanto, ainda em 2022, residentes destes países e os turistas dos locais necessitam atentar-se com certos costumes. Como por exemplo, a recepção de estrangeiros. Nem todos os imigrantes ou visitantes são bem-vindos no país.

Público LBGTQIA+ na Copa do Mundo e defesa dos direitos humanos

Público LGBTQIA+. Fonte: Soul Brasil Magazine.
Público LGBTQIA+. Fonte: Soul Brasil Magazine.

Turistas LGBTQIA+ não poderão demonstrar qualquer afeto no Catar, o que tem chamado atenção do público e da mídia. O governo local, inclusive, tem prendido e torturado pessoas que se identificam ao grupo.

Alguns capitães de seleções afirmaram que farão protestos acerca da proibição do uso de bandeiras arco-íris. Parte dos jogadores, como o atacante Harry Kane que joga na seleção da Inglaterra, entrarão em campo utilizando braçadeiras com as cores da bandeira LGBTQIA+.

Demais capitães de seleções como Alemanha, Bélgica, Dinamarca, França, País de Gales e Suíça também farão o mesmo que o atacante. A empresa que gere o futebol inglês, The Football Association, já afirmou que irá sanar a quantia que virá em forma de multa pelo protesto de Kane.

Há também uma punição de morte quando pessoas do mesmo sexo se relacionam no país. Assim, o país está recebendo denúncias de violação aos direitos humanos. O fato fez com que muitos artistas se recusassem a realizar apresentações para os jogos.

A cantora britânica Dua Lipa declarou publicamente em suas redes sociais que não fará qualquer show na Copa do Mundo de 2022. Ela e Shakira, dona do hit da Copa da África do Sul, foram chamadas para fazer o show de cerimônia de abertura no estádio Al Bayt.

Ambas recusaram os convites. O show, então, contou com a presença do cantor sul-coreano Jung Kook, da banda de k-pop BTS, e do cantor catari Fahad Al-Kubaisi. Com a ideia de promover a diversidade humana, a Fifa anunciou artes com os dois artistas. Confira:

IMAGEM

A Fifa publicou em um comunicado: “O tema da cerimônia de abertura é a união de toda a raça humana, interligando diferenças através da humanidade, do respeito e da inclusão. O futebol permite nos unir como uma única tribo, e a Terra é a tenda em que todos nós vivemos.”

Mulheres e tradições do Catar

Mulheres no Catar, país sede dos jogos da Copa do Mundo de 2022. Fonte: Viajei Bonito.
Mulheres no Catar, país sede dos jogos da Copa do Mundo de 2022. Fonte: Viajei Bonito.

Embora a divulgação seja a favor de um mundo atual, as mulheres ainda têm direitos limitados no Catar. A maior das polêmicas vem com o costume tradicional de não poderem utilizar roupas que não cubram o corpo.

Os ombros e joelhos das mulheres devem estar preenchidos com as vestimentas tradicionais. Além disso, devido a cultura local, mulheres seguem utilizando trajes pretos e homens vestem roupas brancas.

A contradição de injustiça se dá quando vemos que homens podem utilizar roupas comuns, como as que vestimos habitualmente (jeans, camisetas, bermudas e regatas) e mulheres continuam com as normas tradicionais.

Elas utilizam a abaya, uma espécie de vestido comprido de manga longa. Por baixo do traje, elas são autorizadas a utilizar roupas do padrão ocidental. O único momento em que podem aparecer sem o abaya, é em locais que só tenha o público femino.

A roupa no tom preto não exibe curvas e se mostra discreta entre demais vestimentas. Por esse motivo, fora determinada para uso feminino. Mulheres também usam o hijab na cabeça, um lenço preto que esconde todo o cabelo, deixando somente exposto o rosto.

Mais uma situação que vem colocando em pauta a autonomia feminina é proibida no país. Lá, o sexo fora do casamento pode receber punição de apedrejamento. Outro ponto forte são as denúncias de estupro, vistas pelas autoridades como uma confissão de sexo.

Violação de direitos trabalhistas

Estádio Luxuoso 'Lusail', Copa do Mundo 2022. Fonte: Trivela
Estádio Luxuoso ‘Lusail’, Copa do Mundo 2022. Fonte: Trivela

Segundo o The Guardian, cerca de 6500 trabalhadores imigrantes faleceram ao estar à frente da construção dos luxuosos estádios climatizados para a Copa do Mundo de 2022. Entretanto, o comitê local admitiu um número bem menor de mortes. Informações oficiais mostram apenas 37 operários que perderam a vida durante as obras.

A escolha do Catar como país sede dos jogos da Copa do Mundo

Ao realizar os sorteios de ordem de grupos, muitos internautas colocaram a questão em foco: Por que um país, que nega tantos direitos, vai sediar os jogos da Copa do Mundo? Ainda há denúncias de corrupção no processo de escolha do país sede. O Catar e a Fifa negam qualquer boato.

Consumo de álcool no país sede da Copa do Mundo

Consumo de bebidas alcóolicas. Fonte: Forbes Brasil.
Consumo de bebidas alcóolicas. Fonte: Forbes Brasil.

A última das polêmicas mostrou que o Catar não dará qualquer trela para as restrições. O país proibiu o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas e nos estádios. Desta forma, a precificação de tais bebidas cresceu estrondosamente.

Um copo de cerveja poderá custar o equivalente a R$ 75. A Budweiser, que compõe o grupo de patrocinadores do campeonato da Copa do Mundo, demonstrou descontentamento com a notícia.

Em publicações nas redes sociais, a marca declarou que o país que vencer a final levará todas as cervejas. Portanto, estão aptos a realizar vendas com elas. Entretanto, a empresa está autorizada a vender as cervejas nas Fan Fests do Catar a partir das 18h30.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas