A nova fábrica da empresa de bebidas brasileira, Fruki, será instalada às margens da BR-386, atendendo ao mercado gaúcho e catarinense.
O governo do Estado do Rio Grande Sul, junto ao fabricante de bebidas, Fruki, assinou, na última quarta-feira (16), um protocolo de intervenções para tal investimento. O protocolo viabiliza um investimento no valor de R$ 153 milhões por parte da empresa.
Espera-se que a quantia sirva para a construção de uma nova unidade industrial no município de Paverama, no Vale do Taquari. A cerimônia da assinatura, realizada no Palácio Piratini, contou com a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior.
Talvez você também goste de ler:
Rio Grande do Sul: o estado contempla a menor taxa de crescimento vegetativo
Ele demonstrou felicidade entre o negócio realizado: “A Fruki é uma empresa essencialmente gaúcha, que já faz parte da história do Rio Grande e com uma importância significativa para a nossa economia.”
Diante de tal protocolo de intenções, o Estado e a empresa se comprometem em estabelecer ações articuladas para viabilizar o investimento. Além da quantia, uma planta industrial está sendo realizada.
Tais recursos irão transformar o município de Paverama. Ranolfo menciona os benefícios, como “geração de emprego e renda e desenvolvimento econômico e social para a região do Vale do Taquari.”
O RS, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, irá viabilizar a tramitação do projeto dentro do Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem), e no e no Programa de Harmonização do Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Sul.
Também haverá a concessão de tratamentos tributários diferenciados para a empresa pela Secretaria da Fazenda. Tais como como o diferimento do pagamento do ICMS devido nas importações do de máquinas e equipamentos industriais de fornecedores do estado ou de fora dele.
Ademais, acessórios, sobressalentes e ferramentas que acompanhem estes bens são destinados ao ativo permanente da empresa, no caso de inexistência de insumos gaúchos similares, e cujas tratativas ocorram no Rio Grande do Sul.
A fábrica, com área de 87 hectares, será instalada às margens da BR-386. O local atenderá tanto o mercado gaúcho quanto o catarinense. Ainda há metas de expandir a produção de bebidas.
Prevê-se que o empreendimento inicie as operações em novembro de 2023. O presidente do conselho consultivo da Fruki, Nelson Eggers, explica que a empresa é parceira do RS desde a década de 1980:
“Confiamos no Estado e o Estado confia na empresa, por isso crescemos.”
A empresa se compromete a gerar 40 empregos iniciais diretos e dará preferência à contratação de mão de obra local. A Fruki promete também desenvolver métodos tecnológicos para a diminuição de riscos ambientais com a nova fábrica.
“E agora somos mais uma vez grandes parceiros, assim como a prefeitura de Paverama. O município e a região certamente terão um crescimento importante com este investimento que estamos fazendo e que não vai parar”, disse Nelson.
Joel Maraschin, secretário de Desenvolvimento Econômico, destacou o empenho da pasta e do Estado em buscar a desburocratização de novos negócios para atrair mais investimento para a região.
Ele explica: “A parceria para a viabilização deste importante investimento é mais um exemplo da importância do Fundopem, que foi modernizado e melhorado para cada vez mais atrair investimentos para o nosso Estado.”
O secretário destaca os feitos deste ano: “Iremos concluir este ano com R$ 1,6 bilhão em atração de investimentos do Fundopem para o Rio Grande do Sul, mais do que o dobro de 2021.”
Maraschin traça metas para o 2023: “Será o ano com o maior valor em investimentos atraídos e com a maior geração de empregos correlata, ultrapassando 3.500 vagas.”