Sucesso absoluto de bilheteria nos cinemas em 1992, com direção de Ron Clements e John Musker, há 30 anos nos era apresentado Aladdin e seu companheiro de aventuras, o emblemático Gênio da Lâmpada.
- Publicidade -
![aladdin, disney](https://www.onoticiado.com.br/wp-content/uploads/2022/11/aladdin-disney.jpg)
Adaptado para as telinhas pela Disney, inspirado numa obra originária do Oriente Médio, conhecida como As Mil e Uma Noites, despertou a curiosidade de uma geração sobre um dos personagens de destaque no filme: por que a pele do Gênio é azul?
Mas por que a escolha da cor azul no filme Aladdin?
A Disney, como de costume, tomou algumas liberdades na adaptação da história, sendo uma das principais a cor da pele do Gênio. Mas a escolha da cor do personagem não é por acaso. Segundo Eric Goldberg à Smithsonian Magazine, o fato do Gênio ser azul tem a ver com a questão da moralidade e o simbolismo das cores que o filme apresenta.
- Publicidade -
Talvez você também goste de ler:
6 mitos e verdades sobre o autismo; saiba a verdade!
Conheça “The Acolyte”, a nova série da Disney +
De acordo com o animador, “vermelho e as cores escuras eram as cores das pessoas ruins”, já “os azuis, turquesas e cianos eram as cores das pessoas boas”.
Como é possível perceber em outros detalhes ao longo da animação – como nas miniaturas persas e azulejos em destaque no deserto ensolarado –, a escolha dos tons azulados tem a ver com o sentimento que a obra deseja passar aos espectadores.
- Publicidade -
Outro ponto que evidencia ainda mais esse simbolismo, é a cor dos trajes do vilão e o contraste com os demais personagens. Enquanto Jafar veste vermelho e preto, as vestes de Aladdin trazem cores como branco e roxo; a princesa Jasmine usa azul turquesa, e, em maior evidência vem o Gênio, que apresenta a pele toda azul.
De acordo com o designer de produção Richard Vander Wende, que comandou a escolha das cores para o longa lançado em 1992, esse simbolismo adotado na construção da história “conota a vida, liberdade e esperança em um ambiente hostil”.
Em 2019 foi lançado um remake em live action, que conta com a atuação de Will Smith como o Gênio da Lâmpada, e a cor da pele do personagem foi mantida, comprovando a eficiência ao adotar o simbolismo das cores, e provando como esse personagem carismático e de extrema importância na história ficou marcado por essa característica; como ele inspira bondade, leveza, e traz esperança aos personagens principais da obra, que sonham com tempos melhores para seu povo.