Rio Grande do sul vive um novembro atípico, com geada e temperaturas negativas
Faltando pouco mais de um mês para o início do verão, era de se esperar que as temperaturas estivessem subindo consideravelmente. Mas não é o que está acontecendo no Rio Grande do Sul.
O estado enfrenta um clima quase invernal, com temperaturas muito abaixo do normal para a estação.
A cidade gaúcha de São José dos Ausentes pode atingir a mínima de 1 grau negativo, além do município, às cidades serranas, bem como as da região central e norte do estado também enfrentarão um tempo frio e com previsão de geada.
La Niña e oscilação Antártica
Para explicar a alteração brusca na temperatura, os especialistas apontam os fenômenos La Niña e a Oscilação Antártica como causa.
A Oscilação Antártica é a responsável por realizar a troca de ar entre o hemisfério sul e a área polar. Com essa troca, o frio atinge o Rio Grande do Sul. Já o fenômeno conhecido como La niña influencia de forma direta na temperatura, fazendo com que as massas de ar frio continuem agindo.
Talvez você também goste de ler:
Rio Grande do Sul fará uso de tornozeleiras em agressores de mulheres que cumprem medida protetiva
Eduardo Leite, 1º governador a se reeleger no RS, comemora a vitória em festa privada
Um novembro atípico
De acordo com o site Climatempo, as baixas temperaturas podem continuar de forma mais amena até o final do mês. Nessa semana, porém, o frio irá predominar, obrigando os gaúchos a trocarem as idas à praia e as roupas de banho pelos casados e cachecóis.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) espera que a temperatura desta terça-feira (1) atinja o recorde de frio para o mês, que até o momento era da cidade de Bom Jesus, que em 1992 atingiu a temperatura de 1ªC.
Para as serras gaúcha e catarinense, a previsão é de geada a qualquer momento durante a semana, mas especialmente para quarta e quinta-feira. O fato, apesar de ser fora do comum, já aconteceu antes, em 2017 na cidade de Cambará do Sul.
Para o Instituto, essa onda de frio pode atingir o país até quinta-feira.