- Publicidade -

Rio Grande do sul vive um novembro atípico, com geada e temperaturas negativas

0

Faltando pouco mais de um mês para o início do verão, era de se esperar que as temperaturas estivessem subindo consideravelmente. Mas não é o que está acontecendo no Rio Grande do Sul.

- Publicidade -

O estado enfrenta um clima quase invernal, com temperaturas muito abaixo do normal para a estação.

A cidade gaúcha de São José dos Ausentes pode atingir a mínima de 1 grau negativo, além do município, às cidades serranas, bem como as da região central e norte do estado também enfrentarão um tempo frio e com previsão de geada.

La Niña e oscilação Antártica

Para explicar a alteração brusca na temperatura, os especialistas apontam os fenômenos La Niña e a Oscilação Antártica como causa.

- Publicidade -

A Oscilação Antártica é a responsável por realizar a troca de ar entre o hemisfério sul e a área polar. Com essa troca, o frio atinge o Rio Grande do Sul. Já o fenômeno conhecido como La niña influencia de forma direta na temperatura, fazendo com que as massas de ar frio continuem agindo.

Talvez você também goste de ler:

Rio Grande do Sul fará uso de tornozeleiras em agressores de mulheres que cumprem medida protetiva

Eduardo Leite, 1º governador a se reeleger no RS, comemora a vitória em festa privada

Um novembro atípico

- Publicidade -

De acordo com o site Climatempo, as baixas temperaturas podem continuar de forma mais amena até o final do mês. Nessa semana, porém, o frio irá predominar, obrigando os gaúchos a trocarem as idas à praia e as roupas de banho pelos casados e cachecóis.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) espera que a temperatura desta terça-feira (1) atinja o recorde de frio para o mês, que até o momento era da cidade de Bom Jesus, que em 1992 atingiu a temperatura de 1ªC.

Para as serras gaúcha e catarinense, a previsão é de geada a qualquer momento durante a semana, mas especialmente para quarta e quinta-feira. O fato, apesar de ser fora do comum, já aconteceu antes, em 2017 na cidade de Cambará do Sul.

Para o Instituto, essa onda de frio pode atingir o país até quinta-feira.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas