Motoristas têm até o dia 7 de novembro para solicitar a 5ª parcela do Auxílio Caminhoneiro
A solicitação e a autodeclaração devem ser feitas até a data limite pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, ou pelo portal Emprega Brasil.
- Publicidade -
O auxílio, que tem por objetivo reduzir o impacto da alta dos combustíveis, fará o pagamento da 5ª parcela no dia 19 de novembro. Já a 6ª parcela será paga até 10 de dezembro.

Talvez você também goste de ler:
Quem é Janja, a nova primeira-dama do Brasil
- Publicidade -
Os caminhoneiros que têm direito ao benefício precisam ficar atentos aos prazos, dia 7 de novembro é a data limite para a entrega da autodeclaração e a solicitação do auxílio.
BEM Caminhoneiro
Conhecido como BEM Caminhoneiro, o Benefício Emergencial aos Transportadores Autônomos de Carga é uma espécie de compensação.
O benefício, será pago em 6 prestações de R$ 1.000,00, e surgiu com o objetivo de diminuir o prejuízo que os motoristas tiveram com a alta dos combustíveis.
Esse benefício faz parte da PEC Kamikaze, que entrou em vigor em 14 de julho. Além do auxílio aos caminhoneiros, a PEC bilionária teve o custo de R$41,2 bilhões, e subiu o valor do Auxílio Gás e do Auxílio Brasil.
- Publicidade -
Quem tem direito ao benefício?
O auxílio é voltado aos motoristas autônomos, com um cadastro ativo no RNTR-C (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas), mesmo que não tenham atuado neste ano.
Para receber o benefício, os profissionais precisam preencher a autodeclaração do termo de registro (TAC) por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou através do Portal Emprega Brasil.
Serão considerados aptos a receber o benefício os caminhoneiros que estiverem com a CNH e o CPF válidos.
Não será necessário comprovar a compra do diesel para se habilitar a receber o auxílio.
Os caminhoneiros que desejarem conferir se podem se beneficiar do auxílio deverão realizar uma consulta no site da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
Caso tenha alguma dúvida, a pessoa interessada pode acionar a central de atendimento Caixa cidadão, pelo número 111, ou na central de atendimento Alô Trabalho, discando 158.