- Publicidade -

Saúde dos pets: seu cão está anêmico? Atente-se aos sintomas e causas da deficiência de ferro em animais de estimação

0

Caso seu cãozinho tenha baixos níveis de energia, falta de apetite e muita perda de peso, deve testar se está com anemia ou não. Confira nesta matéria todas as possíveis causas de deficiência de ferro em cães.

- Publicidade -

Diversas condições de saúde podem causar deficiência de ferro em cães. Se seu cão parece cansado, lento ou preguiçoso ultimamente e ainda perdeu muito peso, você deve se atentar à saúde dele.

Mas como? Verifique as gengivas, olhos e barriga do seu cão para verificar se estão no tom saudável de rosa ou, em tons de branco ou amarelo, sendo estes preocupantes. Caso esteja nessa coloração branca ou amarela, seu cão pode estar sofrendo de anemia ou baixos níveis de ferro.

Fonte: Pet Delicia

O Diretor do Dr. Gandhi’s Pet Hospital, Dr. Narendra Gandhi em falou em uma conversa telefônica com a HT Digital sobre todas as possíveis causas da deficiência de ferro em cães e como evitá-las. Diz ele que, existem várias condições médicas que podem ser suspeitas em caso de deficiência de ferro em cães, a depender da idade do animal.

- Publicidade -

Talvez você também goste de ler:

Estes tipos de ações podem causar traumas nas crianças; confira

Você sabe qual é a origem do Halloween?

A deficiência de ferro em cães pode ser causada por uma variedade de condições de saúde, desde vermes intestinais, desnutrição, infecções bacterianas ou virais, no caso de cães jovens até problemas de tireóide, câncer ou ITU em cães idosos. Se você suspeita que seus amigos peludos estão anêmicos, leve-os imediatamente a fazer os testes obrigatórios, a fim de evitar mais complicações.

Causas de deficiência de ferro em cães jovens e idosos

- Publicidade -

O médico veterinário diz que, caso o cão for jovem, a primeira suspeita é de vermes intestinais ou infecção parasitária. Estes fatores sempre causarão perda de sangue que medicamente leva à perda de ferro. Ele também afirma que a má nutrição também pode ser uma causa.

“Se algum animal de estimação estiver desnutrido e não receber uma alimentação adequada, terá um tipo de anemia persistente. Esse é o tipo de anemia que o corpo deixa de reconhecer e se acostuma”, explica o veterinário.

Já no caso dos filhotes, o Dr. Gandhi afirma que outra coisa que pode te fazer suspeitar é a gripe, que também pode causar anemia:

“Você também pode suspeitar de parvovirose, que é um vírus gastrointestinal e há outras doenças infecciosas também causadas por bactérias”, diz ele.

No caso dos cães idosos, podemos suspeitar de hipotireoidismo na meia-idade. Além disso, o médico afirma que caso o cão tenha 5 anos ou mais, devemos nos atentar para outro fator perigoso.

“Essa é a idade média de aparecimento do câncer, então também se pode suspeitar dele. Linfomas, infecções do trato urinário onde há perda de sangue, todas essas condições são sintomáticas e relacionadas à idade”, conclui o médico.

Causas e sintomas de anemia em cães

Segundo o Dr. Gandhi, alimentos como a cebola e certos medicamentos também podem causar anemia. Alguns cães podem ter anemia persistente, significando que eles não têm níveis extremamente baixos de ferro, entretanto, estão em níveis anêmicos e o corpo tende a se adaptar a tal fator.

“Estes cães tendem a ser inativos; geralmente são baixos; têm uma taxa de respiração rápida. ferro ou hemoglobina. Essas coisas estão ausentes lá”, ele enfatiza que isso indica deficiência de ferro assintomática em cães.

O médico veterinário recomenda a inclusão de alimentos mais coloridos na dieta dos pets para prevenir a deficiência de ferro causada pela desnutrição: “Qualquer coisa que seja verde ou vermelha é boa”. Além de tantos riscos, é comum que um cão anêmico tenha uma membrana mucosa pálida.

“As membranas mucosas de um cão são vistas nas gengivas. Quando levantamos o lábio, a linha da gengiva deve ser rosa, bem como a visão dentro da conjuntiva também deve ter essa coloração. A barriga do animal deve ser verificada, que normalmente possui uma cor rosa fraca e saudável. Se o cão estiver anêmico, a cor começará a ficar amarela ou branca”, diz o Dr. Gandhi.

Diagnóstico de anemia em cães

O médico veterinário afirma que, primeiro devemos identificar a causa e depois tratá-la, sendo subjacente ou não. Se você suspeitar novamente de vermes, um exame irá sanar suspeitas e dúvidas. Transfusões de sangue são feitas dependendo da causa da anemia.

“Suplementos de ferro são administrados imediatamente em caso de cirurgias. Se ele simplesmente se machucou e perdeu sangue por causa disso, então damos suplementos. A transfusão de sangue não é uma prática muito comum na Índia, porém quando feita, resulta em muito sucesso”, diz o veterinário.

Ele também alerta aos perigos do veneno de rato, que pode causar anemia aguda absoluta que normalmente não é reversível:

“Nós temos isso muito comumente e estes cães irão vomitar sangue e haverá sangue nas fezes. Esses cães não se recuperam realmente. As chances de recuperação são extremamente sérias e severas.”

Preste atenção na saúde de seu cão e leve-o a consultas veterinárias sempre que possível!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas