Catar, país que sediará a Copa do Mundo, não terá obrigatoriedade com testes de Covid-19
Até o momento, era necessário apresentar um teste negativo, independentemente do status de vacinação. A nova medida entrará em vigor a partir de 1º de novembro.
A notícia, dada pelo Ministério da Saúde local, afirma que testes negativos da Covid-19 não serão um requisito de entrada no país. O Catar recebe a Copa do Mundo 2022 com seu primeiro jogo em 20 de novembro.
A medida, anunciada nesta quarta-feira (26) e que entra em vigor na próxima terça-feira (1º de novembro), ajuda os torcedores na preparação presencial do evento esportivo.
Talvez você também goste de ler:
Grêmio vence Náutico após 17 anos da “Batalha dos Aflitos” e garante retorno à Série A
O trâmite era diferente, pois antes da mudança, torcedores deveriam apresentar um teste Covid-19 negativo para entrar no país, para assim, assistir aos jogos da Copa do Mundo. O Catar está flexibilizando normas de segurança diante da queda de casos no país e no mundo.
De acordo com a Reuters, o Programa Nacional de Vacinação do Catar vem apresentando bons resultados, fator que possibilitou a nova medida. Segundo o comunicado do ministério, também não será necessário apresentar qualquer comprovante de vacinação.
Já foi anunciado que, durante a última semana, o uso de máscaras no país não seria mais necessário em ambientes públicos fechados. O que manteve a obrigação da utilização da máscara somente em transportes públicos e unidades da área da saúde.
Demais dados do Ministério da Saúde local mostram que o Catar registrou mais de 440 mil casos confirmados de Covid-19, levando ao quantitativo de 692 mortes. O país tem uma população de quase 3 milhões e tem a expectativa de que 1,2 milhão de pessoas visitem-o entre os meses de novembro e dezembro para os jogos.
Quem não puder acompanhar os jogos da Copa do Mundo visitando o país, pode contar com programações diversificadas no Brasil dos jogos da seleção, que busca o título de hexacampeão em 2022.
Alguns eventos foram criados para assistir a alguns dos jogos da seleção brasileira e das finais da Copa. Os eventos acontecerão em locais como São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, com programações de shows e atrações.
Mais medidas foram publicadas no site oficial do Ministério da Saúde, como:
- A quarentena não é obrigatória para todos os viajantes vindos do exterior. Contudo, os que testaram positivo para Covid-19 após sua chegada ao Catar devem manter-se isolados;
- Cidadãos e residentes do Estado do Catar não serão obrigados a fazer teste rápido de antígeno ou PCR chegando ao país;
- Visitantes não precisam fazer o pré-registro no aplicativo de saúde Ehteraz antes de chegar ao Catar.
O governo local ressalta que, a fim de limitar a propagação da Covid-19, viajantes devem aderir às medidas em vigor.