Como pequenas esponjas, as crianças absorvem tudo o que acontece ao seu redor, e esses conteúdos podem trazer sérias consequências no seu futuro.
A conhecida autora e terapeuta familiar e matrimonial, Nedra Glover Tawwab, costuma compartilhar em seu perfil no instagram, informações sobre as vivências entre as famílias e com as crianças.
Em um post recente na rede social, Nedra falou sobre as crianças que são expostas aos problemas e discussões de seus pais.
Talvez você também goste de ler:
Personagens de pele amarela em desenhos animados: entenda algumas teorias
Ilusão de ótica: você tem até 15 segundos para identificar a lua nesta imagem, será que consegue?
Segundo a terapeuta:
“Crianças testemunhando e se envolvendo em drama de relacionamento entre seus pais é traumatizante”.
A autora ainda cita diversas situações que podem acontecer, que ao serem presenciadas por crianças podem causar traumas:
Não poder contar com o apoio dos pais: As crianças necessitam do apoio dos seus pais. Ao serem expostas a situações potencialmente traumáticas, essas crianças precisam amadurecer precocemente, pois não podem contar com os seus genitores.
Conversas agressivas: Alguns pais, quando enfrentam problemas com o cônjuge, costumam extravasar usando palavras e expressões, tornando a interação verbalmente abusiva, fato que é aterrorizante para as crianças.
Ficar no meio da disputa dos pais: Em uma briga, uma separação ou durante um divórcio, alguns pais usam os pequenos como armas para ferir o outro, e pedem que as crianças escolham um deles. Esse tipo de atitude cobra um preço caro dos filhos, que são obrigados a virar as costas para um dos pais, a quem ele ama, e por quem é amado.
Festividades e eventos familiares: Pode ser especialmente difícil para a criança enfrentar eventos onde se pressupõe que seus pais deveriam estar presentes, e não ter a presença de um ou de ambos ali.
Relacionamentos entre os adultos: Esse tipo de coisa pode ter consequências mais tarde, quando o filho, que cresceu assistindo a esses relacionamentos tóxicos acaba por não saber como lidar com as suas próprias relações.
Ao crescer em um ambiente onde acaba presenciando os problemas na relação disfuncional dos pais, o filho pode sofrer física, mental e emocionalmente. Posteriormente, esses eventos podem dificultar suas próprias relações. Seus efeitos podem durar muito mais do que se imagina.