- Publicidade -

Quais são as calorias das bebidas que consumimos? Entenda

0

É extremamente importante cuidarmos e nos atentarmos à nossa saúde, portanto, acompanhe nossa matéria sobre qual a quantidade de calorias das mais variadas bebidas que estamos consumindo.

- Publicidade -

caloria bebidas

Muito se discute nas redes sobre o corpo humano e seu peso. Estamos presenciando uma era em que realmente nos importamos com a saúde do nosso corpo, e por isso, precisamos estar em alerta com nosso peso. A quantidade de massa, carboidrato, proteínas e demais componentes contribuem negativamente e positivamente para nosso sistema.

Talvez você também goste de ler:

Demência: nutricionistas alertam quais alimentos são aliados a perda de memória

- Publicidade -

Descubra porque o pão francês é chamado de ‘cacetinho’ no RS

Ao fim do dia, desejamos mais déficit calórico do que tudo, não é mesmo? Ou talvez poder beber aquele drink que não dê uma barriguinha aparente. Um sonho! Porém, o que é esse déficit calórico?

Ao ingerir menos calorias do que gastamos, ocorre um processo de emagrecimento no nosso corpo, correspondente a um cenário negativo, já que estamos ingerindo menos e gastando mais. Esse processo é chamado de déficit calórico.

Portanto, sempre nos questionamos acerca da quantidade de calorias sobre o que estamos consumindo. Levando a perguntas como: quantas calorias será que aquela bebida tem? Será que ela engorda? Estou me beneficiando caloricamente com essa bebida? Não devemos pensar a todo tempo somente nas calorias dos alimentos, mas também em tudo o que nos oferece.

Imagine o cenário: seus amigos querem sair para beber e naquele momento você não quer enfiar o pé na jaca e arrebentar com a dieta, mas também não sabe a quantidade calórica do destilado ou da cerveja (quem tem mais, ou menos).

- Publicidade -

Agora volte à realidade e entenda nesta matéria que beber com cuidado e moderação aproveitando a saideira é possível. Vamos listar diversas bebidas e suas respectivas calorias para você não se preocupar tanto. Siga conosco:

Quanta energia fornece o álcool?

O álcool fornece aproximadamente um valor energético de 7 kcal por grama e saiba que esse valor não é pouco! Vale lembrar que 1 grama de gordura tem 9 kcal, já de carboidrato, 4 kcal.

Porque falam que o álcool tem “calorias vazias”?

Pois o álcool pode suprimir as necessidades calóricas do indivíduo, embora não seja nutritivo. No entanto, só há a promoção de energia sem a nutrição adequada.

Destilado engorda?

Nada isolado promove ao ser humano emagrecer ou engordar. O x da questão é: será que bebidas destiladas possuem menos calorias que as fermentadas? Vamos analisar a quantidade de álcool em cada bebida:

Vodca, whisky e gin são bebidas destiladas que possuem maior volume alcoólico, logo são claramente mais calóricas, porque a cada grama de álcool são fornecidas 7 kcal. Porém a contagem de calorias está em um todo, depende do que foi feita a bebida em questão. Foi adicionado açúcar? Frutas? Vale esta análise.

Então não, os destilados não são menos calóricos. Eles apresentam um maior teor alcoólico, elevando assim a quantidade de calorias. A diferença entre elas é que bebidas destiladas são consumidas em quantidades menores por serem “mais fortes” do que a cerveja e o vinho, bebidas que possuem muito menos álcool em sua composição.

Vamos analisar as bebidas já citadas, começando por…

Bebidas alcoólicas:

  • Caipirinha de saquê

O saquê, uma bebida de aproximadamente 16% de teor alcoólico, possui em 50 ml 65 kcal. Frutas e a quantidade de açúcar colocados no drink farão a diferença nas calorias totais.

  • Cerveja

Usualmente, a cerveja possui um baixo teor de álcool, que chega a 5% de seu volume total. O que faz uma bebida calórica é o cereal da qual é feita, como malte, cevada, milho e/ou trigo. As cervejas mais consumidas aqui no Brasil tem 87 kcal em 200ml.

  • Gin Tônica

Uma dose de gin de 50 ml possui 65 kcal. Já a metade de uma latinha de tônica (175 ml), possui 40 kcal. No total, obtém-se um drink de 225 ml com 105 kcal.

  • Vinho

Obtido através da fermentação das uvas e com teor alcoólico de 12% a 14%, o vinho tem em 100 ml, aproximadamente 72 kcal.

  • Vodca

Também com alto teor alcoólico, em torno de 40%, uma dose de 50 ml de vodca tem por volta de 10 kcal. O que fará diferença neste drink é se você vai bebê-lo puro ou com frutas e açúcar, por exemplo.

  • Whisky

Feito de uma gama de cereais, o whisky tem um alto valor alcoólico, podendo chegar até 54% de seu volume. Aproximadamente, em uma dose de 50 ml, há 125 kcal.

Agora, vamos sair do teor alcoólico, para as bebidas não alcoólicas. Os valores aqui citados são extremamente importantes para os cuidados alimentares de todos, mas em especial, crianças e idosos que devem manter-se saudáveis em diversos quesitos.

Comecemos com o maior dos mistérios: o açúcar nas bebidas ‘zero açúcar’. O refrigerante zero açúcar realmente possui zero caloria. Alguns nutricionistas não veem problema algum em ele ser consumido diariamente. Um produto que não tem calorias não carrega consigo a segurança de trazer qualquer benefício ou que não possa fazer mal.

Na Coca-Cola Zero Açúcar, por exemplo, os ingredientes são: água gaseificada, extrato de noz de cola, cafeína, aroma natural, corante caramelo IV, acidulante ácido fosfórico, edulcorantes, ciclamato de sódio, acessulfame de potássio, aspartame, conservador benzoato de sódio e estabilizante citrato de sódio. Tornando-se um produto ultraprocessado cujos aditivos podem trazer problemas de saúde futuros.

Bebidas não alcoólicas:

  • Água: mineral, com gás e de coco natural

A água mineral é a bebida que mais deve ser consumida pois não possui qualquer caloria. Recomenda-se a ingestão diária de 35 ml de água por cada quilo que você pesa. Por exemplo: se uma pessoa tiver 70 kg fazemos 35 x 70 = 2,450 litros de água por dia.

A água com gás também não possui calorias, somente uma maior quantidade de sódio do que a água mineral. Já a água de coco natural tem 19 kcal em 100 gramas de sua composição.

  • Café

O café quase não tem calorias, quando servido sem açúcar, melhor ainda. Uma porção de 100 gramas de café preparado possui 7 kcal.

  • Chás: de infusão, industrializado normal e industrializado zero açúcar

As calorias que o chá feito por infusão contém são mínimas, chegando próximas de zero. Um chá industrializado, por exemplo de pêssego, tem 36 kcal por copo de 200 ml. Já o chá mate zero açúcar tem seu valor calórico próximo do zero, com aproximadamente 4 kcal por copo de 200 ml.

  • Energético

Uma lata de energético de 250 ml possui 115 kcal.

  • Leites: achocolatado de caixinha e fermentado

Em cerca de 200 ml de leite achocolatado de caixinha, há 167 kcal. Já uma unidade de leite fermentado com 80 g, tem 51 kcal. Lembre-se que o leite fermentado possui muito açúcar.

  • Refrigerante normal

Uma lata de refrigerante de 350 ml contém em torno de 149 kcal, contando como segundo ingrediente em seu rótulo o açúcar.

  • Sucos: de laranja e integral de uva

O suco de laranja talvez seja o mais surpreendente, pois ele é na verdade muito calórico. Para os que desejam obter déficit calórico, ele não é recomendado. Um copo de 200 ml possui 90 kcal.

O suco de uva integral também espanta, pois há 114 kcal em um copo de 200 ml, tornando-se super calórico. O que muitos fazem com esse tipo de suco é diluí-lo em água para seu sabor não ficar tão forte, a fim de ingerir um volume maior com o mesmo tanto de calorias.

Sempre analise os rótulos antes de realmente comprá-los! Vale ressaltar que os valores são sempre aproximados e não exatos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas