Descubra a história por trás do nome usado pelos gaúchos para o pão francês.
O Brasil é um país enorme, repleto de costumes e expressões regionais, que dão a cada canto a sensação de ser um país independente. Uma das principais diferenças entre as regiões (e algumas vezes, até mesmo entre os estados de uma mesma região), é a rica variação linguística. Um exemplo bem conhecido desse acontecimento é a famosa discussão sobre biscoito ou bolacha, que já virou até piada.
Independente de qual seja a pronúncia adotada na sua região, sempre é válido conhecer os costumes dos outros estados e principalmente, entender o que está por trás disso.
O Rio Grande do Sul, conhecido por usar palavras e expressões como “bah” e “tchê”, costuma chamar o famoso pão francês, por um nome inusitado: cacetinho. Quer descobrir o que levou a esse nome?
Talvez você também goste de ler:
Vagas de emprego são abertas pela TANAC no Rio Grande do Sul
Rio Grande do Sul: o estado contempla a menor taxa de crescimento vegetativo
O motivo
Segundo o autor Luís Augusto Fischer, o nome é derivado da palavra cacete, que se refere a um pedaço de pau. De acordo com ele, no passado, um pão comprido, semelhante a baguete, era conhecido como cacete. Então, o pão francês, menor, ficou conhecido pelo diminutivo: cacetinho.
Já na opinião de Israel Bertamoni, professor de Gastronomia, pode existir outra explicação. Para ele, a explicação remonta ao século 19, quando os abastados fazendeiros da região sul do estado enviavam os filhos para estudar na Europa.
Ao retornar, os jovens que haviam passado anos na Europa, trouxeram consigo alguns costumes e expressões. Muitos desses rapazes, haviam estudado em Paris, onde havia uma rua, que abrigava muitas padarias, seu nome era Cassette.
Logo, era comum se referir ao pão, comprado naquela localidade como o pão do cassete, da rua Cassette. Aos poucos, essa expressão foi chegando ao que se conhece hoje, pão cacetinho.
No entanto, Israel reforça que apesar das hipóteses, não há um estudo que afirme exatamente a origem da expressão.
O pão francês pelo Brasil
Se engana quem pensa que o Rio Grande do Sul, é o único estado a ter uma forma diferente de pedir esse pão. Por exemplo, esse mesmo pão é conhecido como carioquinha, no Ceará, pão d’água, no Rio Grande do Norte, e pão de sal, na Bahia.