- Publicidade -

Gatos são viciados em caixa de papelão; por quê?

0

Para quem tem um felino dentro de casa, essa pergunta não é tão anormal, já que os gatinhos realmente estão sempre fissurados por alguma caixa de papelão. Não importa o quanto de mimo você compre, a caixa de papelão sempre será mais atraente.

- Publicidade -

Existe uma razão para que os bichanos estejam sempre enlouquecidos com objetos que não sejam tão especiais? Mesmo que não haja pesquisa referente a isto nos dias atuais, especialistas em animais de estimação abordam algumas teorias sobre essas curiosidades.

Caixa de papelão é mais atrativa para os gatinhos?

Caixa de papelão, gatos

Talvez você goste de ler:

- Publicidade -

Por que estamos lendo menos? A ciência explica

Smartwatch da Apple leva marretadas em teste de durabilidade

Gatos podem sentir uma determinada atração por caixas de papelão e são motivados por vários motivos, mas uma das explicações mais próximas do real é que a caixa pode representar algo novo no dia a dia dos bichinhos. Sendo assim, as caixas podem estar com cheiros novos ou texturas que são tidas como interessante para o gato se esfregar.

De forma geral, os gatos são animais com grande sensibilidade às mudanças que podem ocorrer dentro de suas e a maioria desses bichanos gostam de investigar de perto o que está acontecendo no ambiente. Existe, também, uma razão para que a caixa de papelão cause uma reação igual a um “cantinp” para os gatos: fornecem a segurança contra possíveis predadores e é um bom lugar para observar toda presa em potencial.

Em entrevista concedida à Inverse, uma especialista em comportamento veterinário, a dra. Katherine Pankratz, ressaltou que gatos, ao mesmo tempo que são predadores, são presas. “Esconder-se em algo como uma caixa de papelão pode protege-los de serem detectados por suas presas até que estejam prontos para atacar”, comentou a especialista.

- Publicidade -

Interesse dos gatos

Outro grande motivo que pode ser descoberto mais a fundo é de que os gatos possam se interessar por caixas de papelão por alguma memória de brinquedos que você, provavelmente, possa ter deixado em caixas vazias. Assim, para os gatinhos, a caixa nova é um grande momento de convite para se descontrair e brincar.

Se o seu gato também deseja se manter bem aquecido, o papelão não é uma ideia ruim. Estudos feitos em 2014, gatos de abrigos que recebem caixas de papelão como presente para que possam se esconder do mundo ficam menos estressados, o que confirma que esse objeto pode oferecer a sensação de paz e redução do estresse.

Estudiosos da área também notaram que felinos estão acostumados a apresentar um certo tipo de obsessão pelo formato quadrado e fechado de objetos como cestos de roupa suja, contornos simples que estão no chão e, claro, caixas de papelão.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas