- Publicidade -

Branco x nulo: qual a diferença e interferência dessas duas opções de voto nas eleições

0

O dia do primeiro turno para as eleições 2022 se aproxima, e não é apenas a dúvida quanto a qual candidato escolher que ainda permeia na mente dos eleitores. Embora o voto no Brasil seja obrigatório, possibilita que o cidadão escolha um candidato para dirigir o seu voto, ou não. E isso é feito por meio das opções do voto nulo ou branco. Escolha essa que ainda é pouco compreendida.

- Publicidade -

Voto em branco

O voto em branco, é destinado ao eleitor que não teve inclinação e preferência a nenhum candidato. Essa escolha está disponibilizada em uma tecla existente na urna. Para quem preferir o voto branco, apenas clique na tecla, e logo depois, em “confirma”.

Voto nulo

Já no voto nulo, o eleitor vai até a urna e digita o número de um candidato inexistente, nesse caso o mais comum é o dígito “00”. Esse tipo de voto é para o cidadão que quiser anular o seu voto.

- Publicidade -

Talvez você também goste de ler:

ELEIÇÕES 2022 | É proibido votar de bermuda? Saiba o que é e o que não é permitido

Nenhuma dessas duas opções, seja o voto em branco ou o nulo, possuem interferência na apuração. Ou seja, nenhum deles altera o resultado ou é direcionado a algum candidato, o que acontecia antigamente. Pois, antes da instituição da Constituição de 1988, o voto em branco, após contabilizado, era direcionado ao candidato ganhador.

Depois de setembro de 1997, em que houve um debate sobre o assunto, houve uma deliberação da Lei Eleitoral que ordenou o fim da computação desses votos. Outra dúvida comum, é se os votos em branco e nulo invalidam a votação para futuros cargos. Porém, isso não pode acontecer. Ambos os votos invalidam somente a candidatura escolhida pelo eleitor para anular ou votar em branco.

Uma outra história muito bem espalhada, era de que se 51% dos brasileiros, ou seja, mais da metade da população votasse branco ou nulo, cancelaria a eleição. O que também não é verdade, pois nenhum desses votos é validado ou contabilizado.

- Publicidade -

Eleições 2022

Únicos votos válidos para a as eleições são os nominais e os de legenda

Até o presente momento, os únicos votos válidos, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Constituição Federal e a Lei das Eleições, são os votos nominais e os de legenda. São os votos direcionados aos candidatos que estão em disputa por determinado cargo.

O voto nulo ou em branco, serve apenas para manifestar o descontentamento do eleitor com as variadas opções de candidatos. Insatisfação essa que, segundos os dados, a cada eleição vem crescendo em porcentagem. Sendo assim, nenhuma dessas alternativas possuem algum aproveitamento significativo, ou qualquer tipo de interferência na porcentagem de algum candidato.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas