- Publicidade -

ELEIÇÕES 2022 | É proibido votar de bermuda? Saiba o que é e o que não é permitido

0

Está próxima a data do primeiro turno das eleições de 2022, um momento único e extremamente importante para a história da democracia no Brasil. Nosso cérebro e todo o conhecimento que o comporta impacta na escolha dos representantes eleitorais, fazendo com que tenhamos um grande poder em nossas mãos.

- Publicidade -

No próximo domingo, 2 de outubro, votaremos nos cargos de senador, deputado estadual, deputado federal, governador e presidente. Caso nenhum dos candidatos ao governo dos Estados e do Distrito Federal ou à Presidência obtiverem mais de 50% dos votos válidos, abdicaremos de mais uma data, havendo o segundo turno das eleições, com data prevista para 30 de outubro.

Talvez você também goste de ler:

Casa de apoio gaúcha que já acolheu 2,5 mil mulheres completa 30 anos de atividades

Portanto, antes de realizar a decisão final de votação, devemos analisar as normas deste evento tão esperado. Há uma série de regras previstas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que devem ser cumpridas no dia da votação. As normas incluem proibições e permissões acerca da categoria de vestimenta que deve ser utilizada por eleitores, mesários e fiscais na(s) data(s) em questão.

- Publicidade -

Nesta matéria, preparamos uma lista com dicas para que todos os cidadãos possam exercer sua cidadania após o cenário pandêmico em que dependemos, mais do que nunca, de atitudes condizentes com e para o povo, também para não arranjar problemas com a Justiça Eleitoral.

Eleições 2022

Poderei utilizar bermuda para votar?

Sim, está autorizado o uso de roupas mais leves e comuns no dia-a-dia do brasileiro, como bermuda, chinelo, regata e demais roupas confortáveis. Além das vestimentas citadas, estão permitidos:

Acessórios individuais: embora alguns partidos sofram do medo da opressão e brigas nas ruas, está permitido o uso de acessórios que remetam a candidatos ou partidos políticos, bem como adesivos, bandeiras ou broches.

- Publicidade -

A demonstração de favoritismo e apreciação aos partidos políticos não exclui a garantia do sigilo do voto, porém o exercício da democracia permite manifestar-nos abertamente.

Camisetas com referências políticas: como citado acima, o manifesto individual e coletivo é livre, portanto também é permitido aos eleitores vestir camisetas do seu candidato ou partido político favorito.

No entanto, não deverão ser realizadas manifestações ou aglomerações políticas nos locais de votação com esse tipo de vestimenta. O comportamento dentro da sua zona eleitoral deve estar de acordo com esta norma.

Crachás: os fiscais poderão utilizar crachás que contenham apenas o nome da coligação ou partido que estão representando nas eleições. Então, nesse caso em questão, não podem exibir imagens e referências a candidatos

Quais vestimentas estão proibidas nas eleições de 2022?

Não será permitido que mesários ou fiscais usem roupas em alusão a candidatos ou partidos. Os voluntários que trabalharão nas funções no dia da votação deverão utilizar vestimenta discreta. Logo, fica expressamente proibido o uso de roupas que contenham imagens ou palavras que remetam a algum candidato ou a determinado partido político.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas