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A importância da entrega pontual no e-commerce

É fato que a pandemia do COVID-19 acelerou de forma significativa a evolução do e-commerce, com muitas pessoas investindo no empreendedorismo. No entanto, para garantir o crescimento contínuo do negócio, é necessário realizar investimentos constantes, principalmente quando falamos na experiência do consumidor com a entrega. Inclusive, justamente por isso, os galpões logísticos vêm ganhando cada vez mais espaço nos dias de hoje.

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Afinal, a entrega de um produto gera muitas expectativas nos clientes e quando não são atendidas, geram desgosto e até mesmo problemas para sua empresa. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para falar porquê a experiência de entrega é tão importante no e-commerce. 

Evolução da entrega ao longo dos anos

O número de usuários na internet aumentou consideravelmente, causando consequentemente, o desenvolvimento do comércio eletrônico, com diferentes ofertas e gatilhos de necessidades dos usuários. Com isso, a distribuição dos pedidos precisou ser planejada de forma mais eficiente. Sendo assim, quando bem utilizada, a estratégia logística se torna uma grande vantagem competitiva no mercado, possibilitando que ele se destaque e cresça ainda mais. 

Os primeiros anos do e-commerce foram marcados pela utilização dos Correios como a principal empresa logística no Brasil. Ela era a opção mais atrativa por diversos fatores, mas principalmente pela possibilidade de utilizar Sedex para entregas mais rápidas, o amplo alcance geográfico e também por uma política de preços interessante.

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Vale lembrar ainda que a contratação de transportadoras ainda não era viável, pois a maioria dos envios era de pequenos volumes com alto valor agregado. Inclusive, de acordo com o ABCComm, cerca de 93% das empresas utilizavam os Correios em 2013.

Entretanto, com o crescimento constante do número de lojas virtuais e falhas dos Correios, as organizações começaram a buscar novas alternativas para tornar o cenário mais competitivo e com preços mais acessíveis. Portanto, hoje em dia, a maior parte das empresas, até mesmo as pequenas, já trabalha com diferentes formas de envio, permitindo que o consumidor escolha qual a melhor opção para ele. 

Por que a entrega é tão importante no e-commerce?

Logo no começo do varejo digital, o prazo de entrega das mercadorias era de 7 a 10 dias úteis, com poucas opções de escolha disponíveis para os clientes. Mas, como falamos, conforme o mercado evoluiu, o conceito da experiência de entrega também mudou.

Sendo assim, hoje em dia os clientes contam com muitas opções para escolher como querem receber os produtos que compram on-line e isso provocou diversas mudanças relacionadas à entrega. Inclusive, a possibilidade de escolher receber o produto no dia seguinte, atualmente, já não é mais uma grande vantagem, mas sim uma expectativa do consumidor. Isso quer dizer que, se a sua empresa não oferece diferentes opções de entrega, pode estar perdendo muitos clientes em potencial. 

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Vale lembrar ainda que a entrega é a última impressão que o cliente terá de sua empresa até que ele compre novamente. Portanto, se houver algum problema, isso irá provocar uma imagem negativa de sua marca, sendo provável que o consumidor deixe de comprar novamente em sua loja. 

Além disso, essa é a primeira experiência física que o indivíduo terá com o produto, o que também é algo marcante e precisa não apenas atender, mas sim superar suas expectativas.

Aumente suas vendas no e-commerce com a experiência de entrega

A fidelização dos clientes é algo primordial para o crescimento de um e-commerce e consolidação de sua marca no mercado. Afinal, a receita gerada por um único cliente recorrente é igual à de até sete novos clientes. Sendo assim, quanto mais clientes fiéis, maior será sua receita, sendo uma verdadeira mina de ouro para explorar. Isso porque, não é necessário investir para que ele conheça a sua marca, ele mesmo faz as compras por vontade própria. 

Por mais que existam diferentes formas para fazer com que os clientes continuem voltando para comprar mais, a experiência da entrega oferecida é uma das ferramentas mais poderosas para alavancar a retenção dos consumidores e gerar novas compras. 

Investir em uma boa experiência de entrega é essencial, visto que o recebimento do pedido é o ponto alto da experiência de compra para os clientes, sendo ela a principal responsável pelo sucesso do e-commerce. Além disso, como falamos, é a única oportunidade que você tem de interagir fisicamente com os compradores. Nesse sentido, é importante caprichar para elevar ao máximo sua experiência.

Portanto, como você viu, a entrega é uma das partes mais importantes do e-commerce e, com certeza, a mais importante para o consumidor. Sendo assim, é essencial melhorar ao máximo os processos da empresa, realizando investimentos e melhorias na logística, como o investimento em galpões logísticos. Além disso, a embalagem e a forma como o produto é entregue também impacta o consumidor. Portanto, não deixe de buscar melhorias constantes, a fim de garantir todos os benefícios em oferecer uma entrega completa para seu cliente.

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