Encontrar o apartamento ideal junto à imobiliária é um grande alívio, principalmente para famílias com crianças ou bebês. Afinal, existem diversos detalhes que precisam ser analisados, a fim de garantir a qualidade de vida de todos. Contudo, é necessário lembrar que alguns cuidados são necessários e preparar o imóvel para garantir a segurança dos pequenos é primordial. Mas, sabemos que justamente pela quantidade de detalhes, é comum ficar perdido e não saber exatamente o que deve ser feito.
- Publicidade -
Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar como adaptar o apartamento para crianças e bebês. Vamos lá?
Por que adaptar o apartamento para bebês e crianças?
Por mais que pais e mães estejam sempre atentos às crianças, é fato que em uma piscada, alguma coisa pode acontecer. Afinal, nessa fase elas têm vontade de explorar ao máximo o mundo ao redor, o que pode ser perigoso, dependendo do ambiente em que estão. Sendo assim, é essencial que o apartamento esteja adaptado para que crianças e bebês tenham o máximo de conforto e segurança no dia a dia, podendo se desenvolver com tranquilidade e protegidas.
Como adaptar o apartamento para bebês e crianças?
- Publicidade -
Existem diversas formas de adaptar o apartamento para garantir a segurança das crianças no dia a dia e permitir seu desenvolvimento. Confira abaixo algumas dicas para fazer isso de forma tranquila, sem exigir grandes reformas:
1. Grades
Pequenos protões de segurança devem ser instalados no topo e na base das escadas e corrimão. Além disso, caso a escada seja aberta, é primordial instalar redes de proteção por toda sua extensão. Da mesma forma, não deixe de incluir esse tipo de grade na entrada do banheiro.
2. Telas de proteção
Todo apartamento que tem crianças deve contar com telas de proteção nas janelas e sacada. Isso porque, em um piscar de olhos algo de ruim pode acontecer, visto que os pequenos querem explorar os ambientes. Portanto, coloque telas em todas as janelas, até mesmo na do banheiro.
- Publicidade -
3. Antiderrapantes
Uma boa alternativa para evitar os famosos escorregões é adquirir tapetes com função antiderrapante, principalmente para instalar no banheiro, que costuma ficar com o piso liso e molhado. Inclusive, se o tapete não tiver a função antiderrapante, é melhor nem o utilizar nos ambientes.
4. Produtos de limpeza armazenados corretamente
Sabemos o quão curiosas as crianças podem ser. Justamente por isso, é primordial ficar atento com os detalhes, armazenando produtos de limpeza utilizados no dia a dia em armários altos e fora do alcance dos pequenos. Se isso não for possível, coloque uma trava de segurança no gabinete.
5. Protetor de sanitários
Além da grade de proteção no banheiro, uma boa medida de segurança infantil é utilizar uma trava no vaso sanitário. Isso impede o contato do pequeno com a água do vaso e, em casos extremos, que seja vítima de afogamento.
6. Protetor de quinas
O mais recomendado é adquirir móveis com cantos arredondados para o quarto do bebê. Agora, no restante do apartamento, uma boa dica é instalar protetores em todas as quinas dos móveis, pois assim você evita que a criança bata a cabeça e acabe se cortando.
7. Protetor de dedos
Quando instalado próximo à maçaneta das portas, o protetor de dedos impede que ela se feche e acabe prendendo alguma parte do corpo do pequeno. Esse item é muito importante, pois um dos acidentes domésticos mais comuns é quando a criança prende os dedos nas portas e armários.
8. Travas para armários e gavetas
Outro item interessante é a trava para armários e gavetas. Isso porque, nem tudo o que está armazenado nesses espaços pode ser manuseado pelos pequenos, como louças, alimentos, produtos de limpeza que citamos anteriormente, remédios, etc. Dessa forma, você evita que aconteça algum acidente.
9. Protetor de tomadas
Todas as tomadas da casa que não estiverem em uso devem ser cobertas com um protetor, pois isso evita que o pequeno coloque os dedos e seja vítima de choque elétrico.
10. Atitudes
Por fim, existem algumas coisas que podem ser feitas para melhorar ainda mais o dia a dia dos pequenos. Evite deixar móveis próximos às janelas, assim como recolher todos os cabos e fios, sejam elétricos ou a corda da persiana. Além disso, fixe todos os móveis possíveis nas paredes.
Então, agora que você sabe como preparar e adaptar seu apartamento para a chegada de um bebê ou para morar com crianças, já pode colocar nossas dicas em prática. Lembre-se que, por mais que pareçam detalhes simples, todos esses itens contribuem significativamente para a segurança dos pequenos, independente da idade. Tenha em mente que dessa forma, você não apenas garante sua proteção, mas também oferece um ambiente seguro e propício para seu desenvolvimento. Isso contribui para seu conforto, bem-estar físico e mental e consequentemente, sua qualidade de vida.