Revolução de Pernambuco em 1817: as causas e como ocorreu
Se você busca saber mais sobre a Revolução de Pernambuco em 1817, este conteúdo foi preparado especialmente para isso, visando agregar mais conhecimento para você.
A Revolução Pernambucana, como é conhecida também, foi um evento que aconteceu durante o período colonial. Trata-se de um movimento de natureza separatista.
Este movimento ocorreu justamente no período de uma crise socioeconômica em que a região do Nordeste passava, há quase um século. Aprenda mais neste post de hoje!
Revolução de Pernambuco de 1817: veja suas causas
Dentre as causas da Revolução de Pernambuco, de 1817, podemos citar a produção de açúcar que estava em crise na região do Nordeste. Isso porque havia, naquele momento, uma desvalorização do açúcar.
Com isso, houve vários problemas sociais e econômicos, causando pobreza e misérias na vida de muitos nordestinos. Desse modo, aos poucos, as ideias republicanas foram tomando conta da região.
Dessa forma, as recentes nações formadas na América deixaram de ser colônias e viraram repúblicas, o que serviu de inspiração para o povo de Pernambuco. Isso porque a república teria mais liberdade para governar.
Revolução de Pernambuco em 1817: como foi o movimento
A Revolução de Pernambuco, em 1817 teve início em 6 de março de 1817, faz tanto tempo que é quase da época da deusa Themis. Data em que o militar de descendência portuguesa, Manoel Joaquim Barbosa foi morto pelo capitão José de Barros Lima.
José de Barros Lima reagiu à voz de prisão, por estar supostamente envolvido em um tentado contra o governo. Isso foi o ponto de partida para o movimento que rapidamente tomou conta da região de Recife.
Esse movimento contou com a ajuda de muitos grupos sociais, desde militares, comerciantes e padres. Esses manifestantes defendiam:
- A proclamação da República;
- O fim dos impostos, que eram cobrados por Dom João VI e sua corte;
- A institucionalização dos Três Poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário;
- Que continuasse a existir o trabalho escravo, o que era de interesse dos grandes fazendeiros;
- Liberdade de imprensa.
Ao mesmo tempo, eles buscavam um novo tipo de governo para o estado de Pernambuco, que trouxesse liberdade entre os povos.
A Revolução Pernambucana e sua importância
A Revolução de Pernambuco, em 1817, teve sua importância, isso porque ela trouxe um desafio à coroa portuguesa. Pois dentre as reivindicações do movimento, havia a excessiva cobrança de impostos.
Houve ainda muitas insatisfações que foram colocadas em evidência contra a presença portuguesa, em relação a alguns pontos, como o poderio militar, político e de natureza econômica sobre o território.
Assim, ao tomar o poder na cidade de Recife, os manifestantes deixaram de forma evidente a necessidade de formar um novo tipo de governo, conforme as reivindicações da revolta de Pernambuco.
As consequências dessa revolução
Dentre as consequências dessa revolução, saiba que as tropas armadas enviadas pela coroa portuguesa foram derrotadas, bem como os principais “cabeças” da revolução foram mortos.
Após os violentos embates, a cidade de Recife foi ocupada pelas tropas de Portugal. E com esses ocorridos, a coroa portuguesa viu a necessidade de reforçar o seu comando militar existente.
A corte imperial fez questão de mostrar aos rebeldes que a ordem e os padrões monárquicos ainda continuariam a existir e com força. Com isso, a Revolução de Pernambuco, em 1817, deixou marcas na história.
Para finalizar, você conferiu nesse post, sobre a Revolução de Pernambuco, em 1817. Então, você viu mais sobre o estopim dessa revolução, sua importância e consequências.
Graças a esses tipos de movimentos, o Brasil, ao longo de sua história, conquistou importantes avanços de várias naturezas, inclusive, sociais e econômicas.
Aproveite e deixe abaixo seu comentário? Fique aqui e acesse mais conteúdos como este!