História de Pernambuco, indígenas, colonização, revoluções
Você conhece a história de Pernambuco? Esta é uma questão interessante, tanto para quem é pernambucano quanto para qualquer brasileiro. Afinal, o estado de Pernambuco representa um importante pedaço da história nacional.
Localizado na região Nordeste do Brasil, Pernambuco é uma das 27 unidades federativas do nosso país. O Estado faz fronteira com Piauí, Ceará, Alagoas, Bahia e Paraíba. Portanto, através de Pernambuco você consegue conhecer 5 estados do Brasil.
Pernambuco também é um estado culturalmente muito rico. E a sua história é marcada por conflitos armados. Mas, também por aspectos econômicos e políticos muito relevantes.
Acompanhe.
O início da história de Pernambuco
Antes da colonização portuguesa, o atual território que corresponde ao estado de Pernambuco já era povoado por indígenas. Pois, habitavam ali diversas populações nativas como os Tabajaras, os Cariris, e a tribo Caeté.
Cada uma dessas tribos tinha seus próprios costumes e até mesmo desavenças entre si. Então, podemos dizer que Pernambuco já tinha uma cultura rica e diversificada antes mesmo da descoberta do Brasil.
Quando os portugueses chegaram, foi instituído o sistema das capitanias hereditárias. Algo similar a uma divisão em províncias/estados, onde de cada capitania tinha seu Governador e o cargo era hereditário.
Então, o território de Pernambuco foi inicialmente chamado de Capitania Nova Luzitânia. Já o seu governador foi Duarte Coelho, que tomou posse das novas terras em 1537.
A história de Pernambuco durante a sua colonização
Olinda é uma das cidades mais antigas do Brasil. Pois surge no ano de 1535 como povoado e sobe a categoria de Vila já em 1537. Nesse mesmo ano também é fundada a cidade de Recife, atual capital do Estado.
A primeira atividade econômica da capitania de Pernambuco foi o cultivo de cana-de-açúcar. O que inicialmente foi feito através da mão de obra escrava indígena. No entanto, posteriormente, os portugueses passaram a entregar a mão de obra escrava negra.
Em pleno século 16 Pernambuco já era uma das capitanias mais ricas do Brasil. Esse fato, entretanto, atraiu olhares de holandeses, francês e ingleses. Todos com a intenção de invadir as terras da colônia portuguesa.
A Invasão Holandesa no Brasil
Esse é um dos pontos mais conhecidos da história de Pernambuco e da história brasileira. Pois, os holandeses finalmente invadem o Brasil, chegando ao território da Bahia em 1624.
Apesar de terem sido expulsos das terras baianas, os holandeses retornaram a Pernambuco no ano de 1630. Todavia, dessa vez, a invasão não é contida.
A cidade de Olinda foi incendiada no conflito. E os holandeses só foram expulsos em 1645, durante o conflito armado que ficou conhecido como Insurreição Pernambucana.
Várias revoluções marcam a história de Pernambuco a partir de então
O estado de Pernambuco viu acontecer diversos conflitos armados durante sua história. Cada um deles ocorrendo por diferentes razões, como questões nativistas e movimentos separatistas de caráter Republicano.
No entanto, todas essas revoltas foram duramente reprimidas tanto pelo governo Colonial quanto pelo governo imperial brasileiro. A última dessas revoluções foi a Revolução Praieira, um movimento separatista de ideologia liberal.
A revolução aconteceu entre os anos de 1848 e 1850, mas os revolucionários pernambucanos foram derrotados por Dom Pedro II. Nessa época, a monarquia brasileira era muito contestada por liberais e separatistas.
Concluindo
Com a mudança do regime político no Brasil de monarquia para república as coisas em Pernambuco ficaram mais calmas. E o estado continuou a ser um dos mais fortes na economia brasileira.
Além disso, com o tempo, Pernambuco se consolidou economicamente como um forte Pólo turístico. Afinal, possui algumas das mais lindas praias do Brasil além de muitas cachoeiras, matas, museus e locais históricos.
Sem mencionar as manifestações culturais típicas do estado, como o carnaval de Olinda e o Maracatu. Atrações turísticas que atraem visitantes no mundo todo.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a história de Pernambuco? Comente!