- Publicidade -

História de Pernambuco, indígenas, colonização, revoluções

0

Você conhece a história de Pernambuco? Esta é uma questão interessante, tanto para quem é pernambucano quanto para qualquer brasileiro. Afinal, o estado de Pernambuco representa um importante pedaço da história nacional.

- Publicidade -

Localizado na região Nordeste do Brasil, Pernambuco é uma das 27 unidades federativas do nosso país. O Estado faz fronteira com Piauí, Ceará, Alagoas, Bahia e Paraíba. Portanto, através de Pernambuco você consegue conhecer 5 estados do Brasil.

Pernambuco também é um estado culturalmente muito rico. E a sua história é marcada por conflitos armados. Mas, também por aspectos econômicos e políticos muito relevantes.

Acompanhe. 

O início da história de Pernambuco 

- Publicidade -

Antes da colonização portuguesa, o atual território que corresponde ao estado de Pernambuco já era povoado por indígenas. Pois, habitavam ali diversas populações nativas como os Tabajaras, os Cariris, e a tribo Caeté.

Cada uma dessas tribos tinha seus próprios costumes e até mesmo desavenças entre si. Então, podemos dizer que Pernambuco já tinha uma cultura rica e diversificada antes mesmo da descoberta do Brasil.

Quando os portugueses chegaram, foi instituído o sistema das capitanias hereditárias. Algo similar a uma divisão em províncias/estados, onde de cada capitania tinha seu Governador e o cargo era hereditário.

Então, o território de Pernambuco foi inicialmente chamado de Capitania Nova Luzitânia. Já o seu governador foi Duarte Coelho, que tomou posse das novas terras em 1537.

A história de Pernambuco durante a sua colonização

- Publicidade -

Olinda é uma das cidades mais antigas do Brasil. Pois surge no ano de 1535 como povoado e sobe a categoria de Vila já em 1537. Nesse mesmo ano também é fundada a cidade de Recife, atual capital do Estado.

A primeira atividade econômica da capitania de Pernambuco foi o cultivo de cana-de-açúcar. O que inicialmente foi feito através da mão de obra escrava indígena. No entanto, posteriormente, os portugueses passaram a entregar a mão de obra escrava negra.

Em pleno século 16 Pernambuco já era uma das capitanias mais ricas do Brasil. Esse fato, entretanto, atraiu olhares de holandeses, francês e ingleses. Todos com a intenção de invadir as terras da colônia portuguesa.

A Invasão Holandesa no Brasil

Esse é um dos pontos mais conhecidos da história de Pernambuco e da história brasileira. Pois, os holandeses finalmente invadem o Brasil, chegando ao território da Bahia em 1624.

Apesar de terem sido expulsos das terras baianas, os holandeses retornaram a Pernambuco no ano de 1630. Todavia, dessa vez, a invasão não é contida.

A cidade de Olinda foi incendiada no conflito. E os holandeses só foram expulsos em 1645, durante o conflito armado que ficou conhecido como Insurreição Pernambucana.

Várias revoluções marcam a história de Pernambuco a partir de então

O estado de Pernambuco viu acontecer diversos conflitos armados durante sua história. Cada um deles ocorrendo por diferentes razões, como questões nativistas e movimentos separatistas de caráter Republicano.

No entanto, todas essas revoltas foram duramente reprimidas tanto pelo governo Colonial quanto pelo governo imperial brasileiro. A última dessas revoluções foi a Revolução Praieira, um movimento separatista de ideologia liberal.

A revolução aconteceu entre os anos de 1848 e 1850, mas os revolucionários pernambucanos foram derrotados por Dom Pedro II. Nessa época, a monarquia brasileira era muito contestada por liberais e separatistas.

Concluindo 

Com a mudança do regime político no Brasil de monarquia para república as coisas em Pernambuco ficaram mais calmas. E o estado continuou a ser um dos mais fortes na economia brasileira.

Além disso, com o tempo, Pernambuco se consolidou economicamente como um forte Pólo turístico. Afinal, possui algumas das mais lindas praias do Brasil além de muitas cachoeiras, matas, museus e locais históricos.

Sem mencionar as manifestações culturais típicas do estado, como o carnaval de Olinda e o Maracatu. Atrações turísticas que atraem visitantes no mundo todo.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a história de Pernambuco? Comente!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas