Belém - Outeiro recebe agentes de combate à dengue

• PDF
Share

Cerca de 120 agentes de combate à dengue visitaram mais de três mil imóveis no bairro Água Boa, distrito de Outeiro, na manhã desta sexta-feira (10). Apesar de estar classificado em “médio risco”, Emerson Correa, coordenador do grupo de trabalho no Outeiro, conta que o distrito foi escolhido para intensificar o trabalho dos agentes devido o período de chuvas que a região enfrenta. “Precisamos da conscientização de todos. Não adiante ter um agente por casa se a população não faz a sua parte”, diz.

Ele relembra que o Ministério da Saúde recomenda retornos nos imóveis para avaliação de focos de dengue a cada dois meses. “Mas o mosquito leva apenas 15 dias para se proliferar. Por isso que intensificamos com estas ações”, completa. O bairro Água Boa é um dois mais violentos do distrito. “Eu já fui assaltado aqui. O risco é grande, como qualquer outro lugar inclusive de Belém, mas temos que fazer o nosso trabalho”, desabafa. Este é um dos problemas enfrentados pelos agentes que percorrem zonas de risco para combater a dengue.

Enquanto isso, Maria Laíde, 34 anos, recebe uma agente em sua casa. Ela mora em Outeiro há nove anos e ninguém da sua família adquiriu a doença. “Alguns vizinhos já tiveram dengue. Tenho todo o cuidado aqui em casa por causa da minha filha de cinco meses. Eu já tive dengue há mais de 10 anos e sei como é muito ruim”, conta.

Este foi o último local visitado esta semana pela equipe de combate a dengue do Departamento de Vigilância em Saúde (DEV’s), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Na última segunda-feira (6), estiveram no bairro Umarizal, onde visitaram 2.900 imóveis, identificando 72 focos do mosquito da dengue e cinco pessoas com suspeita da doença. Na quarta-feira (8), os trabalhos se concentraram no bairro Curió Utinga, onde cerca de cinco mil imóveis foram vistoriados, 45 focos de dengue encontrados e nenhuma pessoa com suspeita da doença. Na quinta-feira (9), os agentes percorreram o bairro Jurunas, visitando 3.108 imóveis, encontrando 96 focos de dengue e apenas uma pessoa com suspeita da doença. As equipes de combate a dengue irão ao conjunto Satélite, na próxima terça-feira (14).

Outras Noticias : | São Sebastião | Ilhabela | Caraguatatuba | Ubatuba